O StarShip é um programa inovador do EIT Health destinado a jovens empreendedores. Durante o programa, as equipas multidisciplinares recebem formação sobre empreendedorismo, desenvolvem soluções com base em desafios industriais, utilizando a metodologia de Biodesign apresentada por Stanford.
Os jovens empreendedores passam por uma fase cujo objetivo é fazer observação e preparar entrevistas num ambiente clínico real para identificar necessidades e lacunas no dia-a-dia dos diferentes stakeholders. As equipas irão priorizar as necessidades, identificar oportunidades de negócio, e analisar profundamente as que tiverem mais alto potencial de mercado. Em 2018, estão envolvidos no Programa cinco parceiros industriais do EIT Health: Glintt (Portugal); Atos (Espanha); GE Healthcare (Hungria); Medicen (França); Celon Pharma (Polónia). O programa educacional StarShip é composto por várias semanas de aprendizagem em diferentes países da UE, bem como imersões clínicas em diferentes hospitais/unidades de saúde. O primeiro módulo de aprendizagem apresenta aos fellows as metodologias de liderança em biodesign. O segundo assenta em empreendedorismo e gestão de projetos. O terceiro módulo será sobre estratégias de inovação e modelos de negócios e, finalmente, o quarto, sobre comunicação e pitching.
Implementação do curso multinacional, dando foco ao envolvimento dos parceiros industriais e dos seus desafios no processo. O IPN coordenou o envolvimento de 5 parcerios industriais no processo garantindo ao programa 5 desafios que foram posteriormente trabalhados pelas equipas multidisciplinares por forma a validarem a necessidade e desenharem uma solução comercial na área da saúde.