O IPN tem décadas de experiência de trabalho com PMEs, indústria, utilizadores finais, compradores e fornecedores tecnológicos, e autoridades públicas no desenvolvimento de soluções inovadoras e disruptivas para diferentes setores utilizando as suas competências em Big Data&IA, cibersegurança, comunicações fixas e móveis, engenharia de software, robótica, eletrónica, sistemas embebidos, materiais e processos de fabrico, modificação de superfícies, e eficiência energética. O IPN é também o primeiro Centro de Soluções Espaciais da ESA em Portugal a reunir os 3 programas de inovação da ESA (ESA BIC Portugal; ESA BA Ambassador Platform e ESA Tech Broker).
A digitalização da economia e da sociedade é uma área fundamental para o IPN. Nos últimos anos, o IPN tem vindo a implementar diversos projetos nacionais e internacionais em diferentes setores de atividade, cuja pedra fundamental assenta no desenvolvimento de tecnologias digitais avançadas, nomeadamente:
O IPN presta consultoria para a realização de ações de melhoria de qualidade, aumento da eficiência produtiva e resolução de problemas industriais relacionados com materiais, em estreita colaboração com os seus parceiros.
Trabalha a Engenharia das Superfícies no desenvolvimento, implementação, produção e caracterização de revestimentos finos produzidos por pulverização catódica para modificação das superfícies de materiais. Em parceria com a indústria, são desenvolvidos revestimentos protetores e superfícies funcionais, para campos de aplicação no domínio das engenharias, em sectores como as ferramentas e moldes, transportes, energia, decoração, tecnologia médica, aeroespacial, têxtil e agricultura.
Desenvolve ideias e projetos em torno de tecnologias aditivas e de tecnologias de produção de peças na sua forma final. Para tal, desenvolvem-se feedstocks, compósitos e estruturas multimaterial, recorrendo a:
A IPN coordena a ESA Space Solutions Portugal, que inclui: