IPN - Instituto Pedro Nunes

IPN     IPN Incubadora

SwitHome
Reabilitação pós-AVC em casa

Desafio

A principal proposta de valor do SwitHome é permitir que os centros de reabilitação tratem mais pacientes pós-AVC com dificuldade de locomoção usando os mesmos recursos.

O SwitHome é um conjunto de ferramentas que inclui uma palmilha de mapeamento de pressão inovadora de alta resolução, acessível e durável, um aplicativo para smartphone e uma plataforma web de comunicação paciente-terapeuta. A reabilitação em casa é realizada por meio de exercícios para correção da marcha do paciente, fornecendo feedback em tempo real para os pacientes e monitoramento do progresso para o terapeuta. Algumas das sessões de reabilitação são realizadas em casa com a ajuda de um cuidador familiar, em vez de contar com o envolvimento em tempo integral do terapeuta. 

Solução / Objetivo Principal

O SwitHome revelou-se uma nova solução que estende o centro de reabilitação até a casa do paciente. Essa solução permite diminuir a carga associada ao deslocamento do paciente até o centro de reabilitação, reduzindo o número de visitas a tais instalações, pois eles poderão realizar parte dessas sessões em casa, o que complementa as sessões presenciais com o terapeuta. O SwitHome permitirá que o paciente autogerencie sua reabilitação e promoverá a automotivação compartilhando seu progresso com seus cuidadores, que por sua vez fornecerão um feedback positivo.

O conceito éfoitreinar pacientes pós-AVC a melhorar sua marcha em casa, com envolvimento de tempo mínimo do terapeuta, que revisará os indicadores de feedback da marcha do paciente a cada iteração e definirá as novas configurações de exercícios. O paciente usou o sistema de sensor de palmilha e um tablet executando o aplicativo GUI em casa. O aplicativo permite sugerir os exercícios previamente prescritos pelo seu terapeuta para aquele dia, para que o paciente possa realizar um plano de reabilitação adequado. As palmilhas recolhem dados de pressão da atividade do paciente e criar mapas de pressão que são enviados para o motor de indicadores. O IE é responsável pelo processamento dos dados, de forma a gerar os indicadores de feedback. O terapeuta tem acesso a relatórios sobre os indicadores selecionados para cada exercício e receberá a seleção dos indicadores, o plano de exercícios e as metas. A plataforma também fornece uma interface web para o paciente com calendário de exercícios e o progresso da reabilitação ao longo do tempo.

Objetivos, Atividades e Resultados esperados / atingidos

Objectivos Atingidos:
• Atividades de extensão ao cidadão - 104;

• Cidadão em Projetos de Inovação - 13;

• Número de pilotos nas regiões InnoStars - 1;

• Número de eventos de saúde não EIT - 2.

Referência do projeto

18134

Financiamento


Região de Intervenção

Europa

Investimento Total

457.937,00

Investimento do IPN

115.000,00

Elegível Total

457.937,00

Elegível do IPN

115.000,00

Apoio Financeiro da UE - Total

457.937,00

Apoio Financeiro da UE – IPN

115.000,00

Duração

12 Meses

Data de Início

2018-01-01

Data de Fim

2018-12-31

Data de Aprovação

2017-10-22

Consórcio

Academisch Ziekenhuis Groningen;
GMV - Soluciones Globales Internet;
Instituto Pedro Nunes;
Parc Snitari Sant Joan de Déu;
Universidade de Coimbra;
Soft Bionics, Lda;
SWORD Health.

Palavras-chave

Acidente vascular encefálico;
Reabilitação;
Palmilha inteligente;
Indicadores de feedback.