IPN - Instituto Pedro Nunes

IPN     IPN Incubadora

ONCOMMUNITIES 2020
Comunidade online de suporte ao cancro

Desafio

O diagnóstico e o tratamento oncológico causam alto impacto psicossocial, gerando sofrimento emocional significativo e deterioração da qualidade de vida. A educação em saúde e os cuidados psicossociais no cancro já demonstraram sua eficácia na redução desse sofrimento emocional e na melhoria da qualidade de vida. No entanto, o acesso aos cuidados psicossociais e à educação em saúde ainda apresenta barreiras importantes, como detecção precoce incorrecta, longas listas de espera, restrições laborais, mobilidade ou questões econômicas.
O diagnóstico do cancro gera sofrimento emocional significativo em muitos pacientes (35% a 38%). No entanto, apenas uma pequena proporção é identificada atualmente (5-10%) e encaminhada para atendimento psicossocial por profissionais de oncologia. Considerando que o sofrimento emocional e a ausência dessa adequada educação em saúde e atendimento psicossocial tendem a resultar em pior qualidade de vida, menor adesão a tratamentos oncológicos, é relevante reagir contra esta falta de atenção.
Estudos recentes mostram como as intervenções intensivas de educação em saúde e assistência psicossocial são uma resposta engenhosa ao desafio de oferecer um tratamento precoce, proporcional, amplo e com melhor relação custo-benefício. Embora exista evidência empírica separadamente de bons resultados clínicos no uso de sistemas de triagem, monitoramento e atendimento psicossocial on-line, não encontramos evidências mundiais de sistemas educacionais integrados e escaláveis semelhantes.

Solução / Objetivo Principal

O Oncommun é um sistema inovador de educação e assistência em quatro níveis para responder em tempo útil às necessidades de cada paciente. Este sistema disruptivo do sistema de saúde atual, combina diferentes tecnologias de acordo com: sofrimento emocional do sobrevivente de cancro e necessidades complexas de intervenção educacional. Definimos 4 etapas:
1ª Etapa: Triagem e monitorização. A nossa Aplicação Móvel Cenrtal permite:
(a) um sistema de detecção para educação crítica em saúde e necessidades psicossociais;

(b) uma ferramenta de monitorização para acompanhar as questões de saúde e psicossociais nas transições relevantes;

(c) para registrar a adesão farmacológica;

(d) Educação instantânea sobre gestão de sintomas com base na tecnologia de árvores de decisão para enfermeiros oncológicos.

2ª Etapa: Campus para pacientes (Tecnologia Moodle) autenticados e ligados à Aplicação Móvel Central. Este Campus permite o acesso a profissionais de saúde pré-inscritos online (vídeos, postagens, ...).

3ª Etapa: Rede Social Web-App (rede privada e vertical) chamada “Oncommunies”. Pacientes interagem de forma assíncrona e anônima com outros pacientes com cancro e profissionais de saúde, partilhando informações validadas e dando apoio emocional mútuo. Um algoritmo de correspondência suportado por machine learnig para emparelhar orientadores e orientandos sobreviventes de cancro será testado.

4ª Etapa: Educação intensiva em saúde e fortalecimento psicossocial. Através de 8 sessões semanais de grupo on-line via videoconferência múltipla orientada para profissionais da saúde.

Objetivos, Atividades e Resultados esperados / atingidos

Objetivos Esperados:
Esperamos alcançar com este projeto, um impacto positivo na qualidade do atendimento ao estado de saúde e nas necessidades psicossociais dos pacientes com cancro. Além disso, espera-se um impacto económico na redução de 30% dos custos dos diferentes sistemas de saúde, pagando com essas economias, mais do que o custo de a sua implementação. Estas melhorias estão previstas a curto prazo (primeiro ano) e a longo prazo (três anos).

No curto prazo, esperamos melhoria de 60-70% dos utilizadores nos seguintes indicadores e métricas associadas:
1- Qualidade de vida;

2- Redução do stress emocional;

3- Conhecimento em saúde oncológica. Questionários ad hoc para material prescrito de internet online no campus e outros indicadores de uso do campus;

4- Adesão à farmácia: 0-75% (adesão baixa), 75-90% (adesão média), 90-100% (adesão ótima) com nosso registro WebApp.

Num prazo mais longo, esperamos demonstrar o custo da nossa plataforma de e-health medido através dos "anos de vida ajustados pela qualidade de vida". Os benefícios económicos esperados são:
1- Reduzir o uso de outros serviços de saúde em 20% dos utilizadores (por exemplo, comparar o número de chamadas para o serviço de enfermagem, com o número de telefone de gestão de sintomas);

2- Reduzir o uso significativo de medicamentos psicotrópicos em 25% dos utilizadores;

3- Reduzir em até 30% os dias de isolamento do tratamento primário do cancro;

Finalmente, esperamos confirmar o nosso estudo piloto através do seu custo-utilidade inicial. Neste estudo, o custo para aumentar a qualidade de vida de cuidados psicossociais em casos de cancro europeu, é inferior ao de outras intervenções de saúde, sendo o formato online significativamente melhor, a um custo de 5665,52 € / QALY (15% de desconto). Da mesma forma, o tratamento online reduz em até 25% o tempo de espera por não receber um tratamento psicossocial em comparação com o tratamento presencial.

Objetivos Atingidos:
O piloto do Oncommunities , uma plataforma inovadora para melhorar os cuidados de saúde em pessoas com cancro. Esta ferramenta integral de cuidados sobre cancro, apoiada pelo governo catalão, fundirá redes sociais, videoconferência e plataformas de rastreio em interversões de cuidados educacionais e psicossociais faseadas. Em particular em Portugal, com a colaboração do Instituto Portugês de Oncologia de Coimbra, continuou o seu desenvolvimento no decorrer do ano de 2020, com mais de 88 participantes. Em 2020 o objectivo principal foi alargar ao máximo o número de participantes de firma a obter dados concretos sobre a usabilidade e utilidade da ferramenta.

É importante referir que em 2020 o Instituto de Oncologia de Coimbra ganhou dois prémios a nível nacional com esta ferramenta: Prémio Investir em saúde 2020 (https://cofinaeventos.com/conferenciainvestiremsaude/premio/) e HINT 2020 na Categoria Patient Safety (https://hintt.glintt.com/premio-hintt-2020/).

Referência do projeto

20536

Financiamento


Região de Intervenção

Europa

Investimento Total

433.115,00

Investimento do IPN

21.562,00

Elegível Total

433.115,00

Elegível do IPN

21.562,00

Apoio Financeiro da UE - Total

372.865,00

Apoio Financeiro da UE – IPN

21.562,00

Duração

12 Meses

Data de Início

2020-01-01

Data de Fim

2020-12-31

Data de Aprovação

2019-10-10

Consórcio

Instituto Pedro Nunes
Instytut Medycyny Pracy im. J. Nofera w Łodzi
Universitat de Barcelona
Fundacio Institut d'Investigació Biomèdica de Bellvitge
Servicio Madrileño de Salud
Fundación para la Investigación Biomédica del Hospital Gregorio Marañón
Amgen
Institut Català d'Oncologia
Instituto Português de Oncologia de Coimbra

Website

http://oncommun.eu

Palavras-chave

Cancro da Mama;
Gestão de Conhecimentos de Saúde;
Rede para a Saúde.