O diagnóstico e o tratamento oncológico causam alto impacto psicossocial, gerando sofrimento emocional significativo e deterioração da qualidade de vida. A educação em saúde e os cuidados psicossociais no cancro já demonstraram sua eficácia na redução desse sofrimento emocional e na melhoria da qualidade de vida. No entanto, o acesso aos cuidados psicossociais e à educação em saúde ainda apresenta barreiras importantes, como detecção precoce incorrecta, longas listas de espera, restrições laborais, mobilidade ou questões econômicas.
O diagnóstico do cancro gera sofrimento emocional significativo em muitos pacientes (35% a 38%). No entanto, apenas uma pequena proporção é identificada atualmente (5-10%) e encaminhada para atendimento psicossocial por profissionais de oncologia. Considerando que o sofrimento emocional e a ausência dessa adequada educação em saúde e atendimento psicossocial tendem a resultar em pior qualidade de vida, menor adesão a tratamentos oncológicos, é relevante reagir contra esta falta de atenção.
Estudos recentes mostram como as intervenções intensivas de educação em saúde e assistência psicossocial são uma resposta engenhosa ao desafio de oferecer um tratamento precoce, proporcional, amplo e com melhor relação custo-benefício. Embora exista evidência empírica separadamente de bons resultados clínicos no uso de sistemas de triagem, monitoramento e atendimento psicossocial on-line, não encontramos evidências mundiais de sistemas educacionais integrados e escaláveis semelhantes.
O Oncommun é um sistema inovador de educação e assistência em quatro níveis para responder em tempo útil às necessidades de cada paciente. Este sistema disruptivo do sistema de saúde atual, combina diferentes tecnologias de acordo com: sofrimento emocional do sobrevivente de cancro e necessidades complexas de intervenção educacional. Definimos 4 etapas:
1ª Etapa: Triagem e monitorização. A nossa Aplicação Móvel Cenrtal permite:
(a) um sistema de detecção para educação crítica em saúde e necessidades psicossociais;
(b) uma ferramenta de monitorização para acompanhar as questões de saúde e psicossociais nas transições relevantes;
(c) para registrar a adesão farmacológica;
(d) Educação instantânea sobre gestão de sintomas com base na tecnologia de árvores de decisão para enfermeiros oncológicos.
2ª Etapa: Campus para pacientes (Tecnologia Moodle) autenticados e ligados à Aplicação Móvel Central. Este Campus permite o acesso a profissionais de saúde pré-inscritos online (vídeos, postagens, ...).
3ª Etapa: Rede Social Web-App (rede privada e vertical) chamada “Oncommunies”. Pacientes interagem de forma assíncrona e anônima com outros pacientes com cancro e profissionais de saúde, partilhando informações validadas e dando apoio emocional mútuo. Um algoritmo de correspondência suportado por machine learnig para emparelhar orientadores e orientandos sobreviventes de cancro será testado.
4ª Etapa: Educação intensiva em saúde e fortalecimento psicossocial. Através de 8 sessões semanais de grupo on-line via videoconferência múltipla orientada para profissionais da saúde.
Objetivos Esperados:
Esperamos alcançar com este projeto, um impacto positivo na qualidade do atendimento ao estado de saúde e nas necessidades psicossociais dos pacientes com cancro. Além disso, espera-se um impacto económico na redução de 30% dos custos dos diferentes sistemas de saúde, pagando com essas economias, mais do que o custo de a sua implementação. Estas melhorias estão previstas a curto prazo (primeiro ano) e a longo prazo (três anos).
No curto prazo, esperamos melhoria de 60-70% dos utilizadores nos seguintes indicadores e métricas associadas:
1- Qualidade de vida;
2- Redução do stress emocional;
3- Conhecimento em saúde oncológica. Questionários ad hoc para material prescrito de internet online no campus e outros indicadores de uso do campus;
4- Adesão à farmácia: 0-75% (adesão baixa), 75-90% (adesão média), 90-100% (adesão ótima) com nosso registro WebApp.
Num prazo mais longo, esperamos demonstrar o custo da nossa plataforma de e-health medido através dos "anos de vida ajustados pela qualidade de vida". Os benefícios económicos esperados são:
1- Reduzir o uso de outros serviços de saúde em 20% dos utilizadores (por exemplo, comparar o número de chamadas para o serviço de enfermagem, com o número de telefone de gestão de sintomas);
2- Reduzir o uso significativo de medicamentos psicotrópicos em 25% dos utilizadores;
3- Reduzir em até 30% os dias de isolamento do tratamento primário do cancro;
Finalmente, esperamos confirmar o nosso estudo piloto através do seu custo-utilidade inicial. Neste estudo, o custo para aumentar a qualidade de vida de cuidados psicossociais em casos de cancro europeu, é inferior ao de outras intervenções de saúde, sendo o formato online significativamente melhor, a um custo de 5665,52 € / QALY (15% de desconto). Da mesma forma, o tratamento online reduz em até 25% o tempo de espera por não receber um tratamento psicossocial em comparação com o tratamento presencial.
Objetivos Atingidos:
O piloto do Oncommunities , uma plataforma inovadora para melhorar os cuidados de saúde em pessoas com cancro. Esta ferramenta integral de cuidados sobre cancro, apoiada pelo governo catalão, fundirá redes sociais, videoconferência e plataformas de rastreio em interversões de cuidados educacionais e psicossociais faseadas. Em particular em Portugal, com a colaboração do Instituto Portugês de Oncologia de Coimbra, continuou o seu desenvolvimento no decorrer do ano de 2020, com mais de 88 participantes. Em 2020 o objectivo principal foi alargar ao máximo o número de participantes de firma a obter dados concretos sobre a usabilidade e utilidade da ferramenta.
É importante referir que em 2020 o Instituto de Oncologia de Coimbra ganhou dois prémios a nível nacional com esta ferramenta: Prémio Investir em saúde 2020 (https://cofinaeventos.com/conferenciainvestiremsaude/premio/) e HINT 2020 na Categoria Patient Safety (https://hintt.glintt.com/premio-hintt-2020/).