A inovação está relacionada com a incerteza. Especialmente na saúde, a incerteza origina problemas complexos com múltiplas camadas interdependentes e causalidades difíceis de diferenciar. As tecnologias emergentes relacionadas com a saúde digital exigem uma abordagem diferente para uma implementação bem-sucedida. As soluções de iteração com métodos orientados a ideias raramente (5% do tempo) originam uma solução bem-sucedida. Isto é especialmente verdade para as PMEs, com a contratação de inovação sem abordagem e processo profissional na definição do problema que origina a lacuna para uma implementação bem-sucedida. Em pesquisas realizadas pelo BCG, as empresas identificam que o maior desafio para os CEOs das 600 empresas mais inovadoras é a seleção de ideias. Consequentemente, a pesquisa sugere que os investigadores de C-suite, compra pública e inovação, carecem de ferramentas de modo a descrever as necessidades e criar um plano estratégico das causas que surgem de raiz. São necessários modelos e ferramentas mentais progressivos para que surjam estruturas de decisão exclusivas de modo a explorar sistematicamente a incerteza. Os contratos públicos representam cerca de 14% do PIB na EU, originando um enorme mercado potencial para soluções inovadoras. Uma em cada 20 empresas da UE esteve envolvida na aquisição pública de soluções inovadoras desde 2011 (Innovation-Procurement.org), mas apenas 5% tiveram êxito. 50-80% falham devido à definição insuficiente do problema. O setor da saúde cada vez mais identifica e adota inovações digitais, mas com altas falhas como o NHS do Reino Unido ou o Programa Sueco de TI.
O modelo pedagógico é aprender a fazer, projetar, criar e validar uma estrutura para a definição de problemas. Os tomadores de decisão do setor público, estrategistas e oficiais de contratação são treinados no design de compras baseadas na demanda, garantia da qualidade e na melhoria das práticas de tecnologias digitais emergentes, aprendendo como:
1. Estrutura: análise dos fatores problemáticos e os mecanismos do sistema de modo a explorar as causas/capturar incentivos das partes interessadas para ser possível uma mudança ou resistir à mudança.
2. Projeto: avaliar os riscos inerentes às compras digitais/ sintetizar e projetar as compras baseadas na procura.
3. Resolução de Problemas: construção de uma estrutura de decisão de problemas e um conjunto de soluções para o mesmo. O impacto do conhecimento adquirido será demonstrado pelas mudanças internas feitas nos processos do NHS nos processos e nos sistemas atuais existentes.
Este curso descreve a visão do design do sistema, ferramentas e metodologias para aquisição e adoção de inovação. Este curso leciona como propostas de valor inovadoras ou “grandes”, RfP e estratégias, advêm da definição de problemas, da iteração de teorias e da compreensão dos sistemas. As compras por inovação não são um método ou procedimento específico de compras, mas uma maneira formal de promover o desenvolvimento nas compras públicas e através delas. A aquisição de inovação pode usar uma ampla gama de métodos e procedimentos. O UP-rAIHSe tem como finalidade ensinar como melhorar a compra de produtos inovadores e a contratação de serviços não disponíveis no mercado.
Objetivos Esperados:
Dois conjuntos de resultados principais estão previstos no Programa: resultado de educação e formação; resultados de aprendizagem e resultados de saúde digital. Os beneficiários aprenderão a acelerar e implementar aquisições baseadas na procura pelo sucesso, alcançando os seguintes resultados de aprendizagem:
1. FRAME (analisa os impulsionadores do problema e os mecanismos do sistema para explorar as causas, e capturar os incentivos das partes interessadas para mudar ou resistir à mudança);
2. Design (avaliar os riscos inerentes à aquisição digital; sintetizar e projetar a aquisição baseada na aquisição);
3. Solução de Problemas (construir um quadro de decisão de problemas e um horizonte de soluções) Com o exposto, as equipas inscritas
No Programa obterão:
i) habilidades e conhecimentos sobre processos de saúde e modelos de provisão inovadores;
ii) conhecimento e orientação para impulsionar a inovação nas suas instituições;
iii) habilidades, conhecimentos e atitudes em soluções de saúde digital.
Visamos que o Programa será a semente para a adoção de novos modelos de inovação, melhorando o diálogo entre prestadores de saúde e prestadores de soluções, e para a geração de novas soluções digitais a serem incorporadas na prática diária. KPIs foram definidos (consulte 3.EIT Health KPIs para mais detalhes) para avaliar o impacto, além do quadro do programa, na capacidade das equipas / instruções participantes de adotar inovação ou de lançar iniciativas de inovação ou de influenciar / apoiar organizações da sua rede de interesse para fazer isso.
Objetivos Alcançados:
• Atratividade e exigência do programa - 50;
• Número de profissionais e executivos treinados - 20;
• Número de eventos / feiras / conferências de saúde não pertencentes ao EIT em que os parceiros do EIT Health estão presentes, apresentando - 3.