O termo resíduo surge nos dias de hoje como um produto não aproveitável de um processo transformação gerado pela indústria, comércio e habitacional. O estereótipo que lhe é atribuído reduz as possibilidades de voltar a ser reintroduzido no mercado. Contudo, é possível encontrar resíduos com uma ampla gama de aplicações, quando devidamente tratados. A indústria alimentar, nomeadamente, as produtoras de ovos, produzem grandes quantidades de resíduos, que atualmente são encaminhados para aterro, após terem sido sujeitos a tratamentos dispendiosos para eliminação de bactérias. Contudo, se os tratamentos forem sustentáveis até se consegue superar as propriedades de materiais similares usados em diversas aplicações.
Objetivo Principal:
Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.
O objetivo do projeto visou não só a valorização de um resíduo proveniente da indústria alimentar, como também o desenvolvimento de produtos micronizados de carbonato de cálcio com propriedades diferentes dos produtos atuais (GCC e PCC).
Os produtos serão aplicados como fillers, não só na indústria de produção de tintas, mas também na indústria de produção de pape, se forem em cada caso identificadas as melhorias de propriedades que resultam da sua adição.
Objetivos Atingidos:
• Separação eficiente da membrana existente na casca de ovo;
• Desenvolvimento de cargas minerais biogénicas compatíveis para a incorporação em formulações de tintas e papel;
• Desenvolvimento de filmes de tintas e folhas de papel com adições de slurries de carbonato de cálcio biogénico;
• Análise das propriedades mecânicas e físicas dos novos produtos desenvolvidos;
• Registo de patente da tecnologia desenvolvida.