A pandemia associada à COVID-19 demonstrou, indubitavelmente a ameaça que as doenças infecciosas colocam à humanidade. De facto, as infeções colocam ainda uma ameaça aos seres humanos, quer por via de surtos, ou através da sua contínua disseminação em locais onde esta já é endémica. Para além da COVID-19, também doenças como a Malária, Tuberculose, VIH/SIDA ou outras bactérias (frequentemente multiresistentes) continuam a ser causas relevantes de mortalidade e morbilidade, e necessitam de ser endereçadas de forma consistente de forma a diminuir o seu impacto global quer do ponto de vista de saúde pública, quer na perspectiva socioeconómica. Uma forma possível de empoderar a sociedade no combate a doenças infecciosas é através de iniciativas educacionais e um envolvimento contínuo dos cidadãos em investigação colaborativa.
A plataforma S4P visa potenciar a educação dos cidadãos em relação a doenças infecciosas, através de mecanismos de gamificação e inteligência artificial enquanto ferramentas essenciais para gerar e interpretar informação individual e coletiva de de forma transformadora, para aumentar o nível de preparação da sociedade e gerar um efeito restritivo do efeito de doenças infecciosas na sociedade.
• Desenvolvimento de uma plataforma de dados, com mecanismos de gamificação para ambiente educacional;
• Reforçar a proatividade dos cidadãos em relação a investigação colaborativa relacionada com pandemias;
• Desenvolver um modelo sustentável para envolvimento dos cidadãos na prevenção e gestão da pendemia.