A maioria dos cursos para startups é direcionado para jovens empreendedores. Dada a crescente esperança de vida, os seniores cada vez mais consideram uma segunda carreira e desejam criar startups, o que é comprovado ser uma mais-valia para o bem-estar e saúde.
O Silver Starters tem como objetivo preencher essa lacuna e servirá como treino para pessoas seniores iniciarem as suas próprios empresas, contribuindo para que tenham uma vida saudável e envelhecimento ativo. Estes cursos durarão cerca de 8 semanas, em que os apreenderão os fundamentos do empreendedorismo.
A iniciativa do Silver Starters tem dois grupos-alvo:
1. Pessoas com mais de 50 anos e que estão desempregadas;
2. Pessoas aposentadas e que desejam voltar a trabalhar novamente.
As pessoas com mais de 50 anos e que se encontram desempregadas mostraram-se preocupadas com o seu futuro. Os empresários mais experientes são o grupo que mais cresce (https://ec.europa.eu/growth/smes/promoting-entrepreneurship/we-work-for/seniors_en), portanto oferecemos a eles uma oportunidade de reduzir o risco de vulnerabilidade financeira e de idade que podem resultar em desvantagens de emprego.
Objetivos Esperados:
Em primeiro lugar, esperamos que nossos alunos adquiram vários objetivos de aprendizagem, embora dependendo de sua jornada de aprendizagem individual, tais como:
1. A capacidade de aplicar o pensamento de design;
2. Visão básica em modelos de negócios;
3. Aquisição de percepções do cliente;
4. Conhecimento básico de markeng e mais especificamente markeng para idosos;
5. Conhecimento introdutório de gestão de mudança;
6. Conhecimento básico de ferramentas para desenvolver seus protótipos, como codificação de código aberto e gamificação.
No final do curso, pretendemos selecionar dois empreendedores vencedores que possam desenvolver seus planos iniciais ainda mais e se candidatar a financiamento ou admissão em bootcamps do acelerador, acompanharemos os participantes para medir o sucesso real. Conforme descrito acima, usaremos várias fontes para a medição da avaliação: a pesquisa online, as discussões online, as métricas fornecidas em nossos diversos sites e em nossa plataforma online. Nosso sucesso será medido principalmente pelo número de candidatos, o número de participantes que concluem o curso e o número de participantes que visam continuar seus esforços. No longo prazo (próximos anos), nosso sucesso será medido pelo número de startups criadas por nossos ex-alunos. O nosso outro objetivo, o desenvolvimento da aprendizagem adaptativa na Europa, será medido a curto prazo pela avaliação e apreciação das viagens de aprendizagem adaptativa entre os nossos participantes. No longo prazo, o sucesso da aprendizagem adaptativa será medido pelo número de parceiros, primeiro dentro do EIT Health, mas depois além do EIT Health, que desenvolvem aprendizagem adaptativa para seus cursos.
Objectivos Atingidos:
• Avaliação de alunos - 120;
• Número de profissionais treinados - 10;
• Atratividade e exigência do programa - 150.