IPN - Instituto Pedro Nunes

IPN     IPN Incubadora

Silver Starters
Silver Starters

Desafio

 A maioria dos cursos para startups é direcionado para jovens empreendedores. Dada a crescente esperança de vida, os seniores cada vez mais consideram uma segunda carreira e desejam criar startups, o que é comprovado ser uma mais-valia para o bem-estar e saúde.

Solução / Objetivo Principal

O Silver Starters tem como objetivo preencher essa lacuna e servirá como treino para pessoas seniores iniciarem as suas próprios empresas, contribuindo para que tenham uma vida saudável e envelhecimento ativo. Estes cursos duram cerca de 8 semanas, em que aprendem os fundamentos do empreendedorismo.

A iniciativa do Silver Starters tem dois grupos-alvo:
1. Pessoas com mais de 50 anos e que estão desempregadas;

2. Pessoas aposentadas e que desejam voltar a trabalhar novamente.

As pessoas com mais de 50 anos e que se encontram desempregadas mostraram-se preocupadas com o seu futuro. Os empresários mais experientes são o grupo que mais cresce (https://ec.europa.eu/growth/smes/promoting-entrepreneurship/we-work-for/seniors_en), portanto oferecemos a eles uma oportunidade de reduzir o risco de vulnerabilidade financeira e de idade que podem resultar em desvantagens de emprego.

Objetivos, Atividades e Resultados esperados / atingidos

Em primeiro lugar, esperamos que os nossos alunos adquiram vários objetivos de aprendizagem, embora dependendo de sua jornada de aprendizagem individual, tais como:
1. A capacidade de aplicar o design thinking;

2. Visão básica em modelos de negócios;

3. Aquisição de percepções do cliente;

4. Conhecimentos básicos de marketing e mais particularmente marketing para idosos;

5. Conhecimento introdutório de gestão de mudanças;

6. Conhecimento básico de ferramentas para desenvolver seus protótipos, como codificação de código aberto e gamificação.

No final do nosso curso, pretendemos selecionar dois participantes vencedores que possam desenvolver ainda mais, os seus planos iniciais, e candidatar-se a um financiamento ou uma admissão em bootcamps ou aceleradoras. Assim, acompanharemos os participantes para medir o seu sucesso real.
Conforme descrito acima, usaremos várias fontes para a medição da avaliação: a pesquisa online, as discussões online, as métricas fornecidas nos nossos diversos sites e na nossa plataforma online. O nosso sucesso será medido principalmente pelo número de candidatos, o número de participantes que concluem o curso e o número de participantes que pretendem continuar. No longo prazo (próximos anos), o nosso sucesso será medido pelo número de startups criadas pelos nossos ex-alunos. O nosso outro objetivo, o desenvolvimento da aprendizagem adaptativa na Europa, será medido a curto prazo, pela avaliação e apreciação das viagens de aprendizagem adaptativas entre os nossos participantes. No longo prazo, o sucesso da aprendizagem adaptativa será medido pelo número de parceiros, primeiro dentro do EIT Health, mas depois além do EIT Health, que desenvolvem aprendizagens adaptativas para os seus cursos.

Referência do projeto

19270

Financiamento


Região de Intervenção

Europa

Investimento Total

228.826,00

Investimento do IPN

46.091,00

Elegível Total

228.826,00

Elegível do IPN

46.091,00

Apoio Financeiro da UE - Total

228.826,00

Apoio Financeiro da UE – IPN

46.091,00

Duração

12 Meses

Data de Início

2019-01-01

Data de Fim

2019-12-31

Data de Aprovação

2019-03-11

Consórcio

Instituto Pedro Nunes
Uniwersytet Medyczny w Łodzi
Leyden Academy on Vitality and Ageing
Università degli Studi di Napoli Federico II

Website

https://silverstarters.org/about-us/

Palavras-chave

Empreendedorismo;
Envelhecimento activo;
Saudável.