IPN - Instituto Pedro Nunes

IPN     IPN Incubadora

CoatNoVirus
Revestimentos anti-microbianos/víricos para aplicações em meio hospitalar

Desafio

A utilização de nanopartículas de prata (Ag) como uma solução antimicrobiana tem tido uma divulgação alargada havendo no mercado alguns produtos que se baseiam nesta funcionalidade para as mais diversas aplicações. Apesar de alguns trabalhos de investigação terem reportado que as nanopartículas (NPs) metálicas podem ter também uma atividade antivírica, a importância que foi dada à parte antimicrobiana de alguma modo mascarou o potencial que elas poderiam apresentar na redução das infeções provocadas por vírus.

Os resultados promissores alcançados com revestimentos nanocompósitos contendo NPs de Ag impulsionaram fortemente o promotor industrial deste projeto, líder nacional em revestimentos técnicos decorativos, a iniciar um processo de desenvolvimento no sentido de dotar as soluções decorativas simultaneamente com propriedades antimicrobianas e propriedades antivíricas.

O desafio deste projeto foi desenvolver revestimentos ativos que dotem as superfícies mais variadas – peças decorativas, componentes funcionais, utensílios e dispositivos - de propriedades antimicrobianas de modo a impedir a colonização de microorganismos (fungos, bactérias) e caraterísticas antivíricas que promovam danos na estrutura morfológica dos vírus inibindo a sua ligação ao hospedeiro.

Solução / Objetivo Principal

Objetivo Principal:
Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.

O objetivo deste projeto foi implementar a nível industrial revestimentos protetores com caraterísticas anti- microbianas / víricas, do tipo nanocompósito de nanopartículas de Ag numa matriz Me - (O,N) (com Me – Ti ou Zr) para diversos produtos dos quais se salientam torneiras e puxadores de porta. O mercado alvo será, numa primeira fase, clientes que priorizam as questões de saúde ao aspeto estético, mas que será progressivamente alargado à medida que as cores dos revestimentos puderem ser otimizadas. Deste modo será possível atrair consumidores “mais comuns” e diversificar a oferta dos produtos, tais como talheres, bijuteria.

Objetivos, Atividades e Resultados esperados / atingidos

Objetivos Esperados:
• Estudar e compreender a potencialidade dos revestimentos Ag-Me (C,O,N) já desenvolvidos e com propriedades anti-microbianas para funcionarem como agentes anti-víricos;

• Depositar revestimentos com estas características anti-bacteriamas/víricas À escala industrial matendo as propriedades funcionais desejadas, em particular com a (micro)estrutura otimizada de acordo com a experiência de deposição laboratorial;

• Otimizar o aspeto estético destes revestimentos podendo obter diferentes cores.

Objetivo Atingido:
• Revestimentos decorativos simultaneamente com propriedades antimicrobiana e antivírica.

Referência do projeto

POCI-01-02B7-FEDER-069996

Financiamento


Região de Intervenção

Centro (100%)

Investimento Total

329.395,77

Investimento do IPN

200.827,58

Elegível Total

329.395,77

Elegível do IPN

200.827,58

Apoio Financeiro da UE - Total

316.915,13

Apoio Financeiro da UE – IPN

194.775,35

Duração

8 Meses

Data de Início

2020-11-02

Data de Fim

2021-06-30

Data de Aprovação

2020-09-27

Consórcio

PRIREV - Surface Technology, S.A.
Instituto Pedro Nunes

Palavras-chave

Revestimentos Ag - Me (O,N) (com Me – Ti ou Zr);
Atividade antimicrobiana;
Atividade antivírica;
Revestimentos decorativos.