A Europa está a ser severamente desafiada pelo envelhecimento da população e, apesar de estar à procura de estratégias para efetivamente aumentar a participação da força de trabalho dos trabalhadores mais velhos e reduzir as taxas de reforma antecipada e saída do mercado de trabalho há mais de uma década, o desemprego entre os mais velhos continuam particularmente altas, com a taxa de emprego na UE-28 de 55-64 anos atingindo apenas 55,3% até 2016. O envelhecimento é um processo gradual e não há definição de quando alguém se torna um “trabalhador idoso”, mas estima-se que tenham início aos 50 anos muitas mudanças físicas associadas com o envelhecimento, incluindo declínio da visão, audição e coordenação psicomotora,. Além disso, a prevalência de condições crónicas de saúde em pessoas com mais de 50 anos é muito alta. Vale a pena notar que a incapacidade de saúde é uma das principais causas de saída do mercado de trabalho antes dos 60 anos.
O projeto SmartWork constrói um Sistema de Inteligência Artificial Centrado no Trabalhador para a sustentabilidade da capacidade de trabalho, que integra detecção e modelação discretas do estado do trabalhador com um conjunto de novos serviços para suporte ao trabalho adaptativo sensível ao contexto e ao trabalhador. A monitorização discreta e abrangente da saúde, comportamento, estado cognitivo e emocional do trabalhador possibilita a avaliação do risco de declínio funcional e cognitivo. A abordagem holística para modelação de habilidades de trabalho captura as atitudes e habilidades do trabalhador que está a envelhecer e permite o apoio à decisão para intervenções personalizadas para manutenção/melhoria da capacidade de trabalho. Os requisitos de trabalho em evolução são traduzidos em capacidades necessárias (modelo de capacidade de trabalho) e o ambiente de trabalho adaptável suporta o trabalhador de escritório mais antigo com serviços otimizados para coordenação de flexibilidade de trabalho imediata, transferência perfeita do ambiente de trabalho entre diferentes dispositivos e ambientes diferentes e treino personalizado sob demanda.
Os objetivos do projeto SmartWork concentraram-se em abordar os desafios enfrentados pelos trabalhadores de escritório à medida que envelhecem, e os seus empregadores, de uma forma holística, implementando e validando os ambientes de trabalho reais, numa estrutura habilitada para TIC integrando ferramentas e serviços de TIC discretos e onipresentes que apoiam um trabalho amigo do idoso e ambiente de vida:
• Criar um sistema de ai centrado no trabalhador para a sustentabilidade da habilidade no trabalho;
• Alcançar um sensor não obtrusivo e modelagem do estado do trabalhador;
• Para implementar um novo suite de serviços smartwork para o contexto e apoio de trabalho adaptativo consciente do trabalhador;
• Co-criar e avaliar o sistema smartwork com o compromisso ativo dos utilizadores finais em configurações do mundo real, com atenção especial à ética, privacidade e segurança.