A estrutura produtiva do Sudoeste Europeu (SUDOE) é caracterizada por Pequenas e Médias Empresas (PME) que, devido à fragilidade dos seus recursos financeiros, limitada capacidade de acesso a financiamento e à falta de conhecimentos sobre as especificidades dos mercados externos, enfrentam o desafio de competir ao nível internacional com empresas concorrentes de maior dimensão.
O projeto RYME+ incidiu sobre esta problemática, tendo como principal objetivo apoiar o desenvolvimento internacional de PME inovadoras e contribuir para o aumento da competitividade do território SUDOE (Espanha, França e Portugal).
O projeto RYME+ surgiu de forma a capitalizar os resultados do projeto predecessor RYME que decorreu entre 2012 e 2014. RYME (Reativação das PME: Inovação e Internacional) foi um projeto europeu cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa de Cooperação Interreg IV-B Sudoeste Europeu 2007-2013 (SUDOE), que desenvolveu e testou uma metodologia de internacionalização de empresas do território SUDOE.
Mediante adaptação da metodologia de internacionalização já desenvolvida e da sua implementação na plataforma web RYME+ (www.ryme-international.com), o projeto teve o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de, pelo menos, 100 empresas do território SUDOE dos seguintes sectores de atividade: Saúde&Bem-estar; Energia; Materiais e sustentabilidade industrial; Cidades Inteligentes; TIC e Indústrias criativas.
Com o projeto RYME+, as empresas selecionadas para participar no projeto tiveram acesso aos seguintes benefícios: networking internacional, mentoring, preparação comercial, formação em mercados externos, interação com outras empresas inovadoras através da organização de speed meetings e a ainda a oportunidade de participar em missões comerciais ao Brasil, EUA e Uruguai ou de ir numa missão de benchmarking a Israel, com o objetivo de partilhar boas práticas de empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico.