De forma a construir uma economia inteligente, sustentável e inclusiva, em concordância com o previsto na estratégia de crescimento Europa 2020, as PME devem ser totalmente envolvidas no processo de inovação. No sector das TIC, em particular, isto significa que devem estar bem preparadas para a internacionalização. Estudos recentes demonstram, porém, que apenas 25% das PME europeias exportam e, em geral, quanto mais pequenas são as PME, menores são as suas perspectivas de se envolverem em qualquer forma de internacionalização ou actividade transfronteiriça.
O projecto ACE visa contribuir para o rápido crescimento das empresas inovadoras do sector das TIC através do apoio à orientação das startups inovadoras para os mercados internacionais, desde a sua fase de criação e arranque. A ligação à comunidade internacional de investigação e de investimento é um elemento essencial do projecto.
Após um período de inscrições, foram seleccionadas 100 das empresas TIC europeias com maior potencial de crescimento internacional, para participarem no ACE Acceleration Programme. A estas empresas foram atribuídos mentores locais experientes, que as auxiliam de forma individualizada na definição de planos de acção para a internacionalização e na constituição de equipas internacionais de apoio. Mesmo as empresas candidatas não seleccionadas nesta primeira fase têm acesso a ferramentas online que estimulam o desenvolvimento internacional e as ajudam a preparar-se para futuros ciclos do programa ACE.
O consórcio do projecto, constituído por entidades de referência a nível europeu no apoio à criação de startups, crescimento e internacionalização, incluindo incubadoras, aceleradoras, clusters e living labs, possui competências complementares que o posicionam para executar com sucesso este ambicioso programa.