Actualmente, um dos maiores desafios com que as jovens empresas inovadoras do território SUDOE se debatem está relacionado com o acesso a novos mercados, nomeadamente devido à fragilidade financeira e à falta de conhecimentos sobre as especificidades dos mercados internacionais. São estas as lacunas que o projecto RYME tenta colmatar, através do apoio à inovação e à internacionalização.
O projecto RYME suportou e alavancou o desenvolvimento internacional de 100 jovens empresas inovadoras de Portugal, França, Espanha, EUA e Brasil. Destas, 50 empresas são provenientes do espaço SUDOE (10 Portuguesas, 20 Francesas e 20 Espanholas), sendo as restantes 50 empresas do continente Americano (25 EUA e 25 Brasileiras). As empresas foram seleccionadas através de uma metodologia desenvolvida pelo consórcio.
Todas estas empresas estão em contacto através de uma plataforma online produzida para o efeito, que pretende fomentar o matching entre as mesmas, com o objectivo de alcançar acordos comerciais bilaterais e/ou multilaterais. As empresas também participaram em workshops de formação sobre internacionalização e beneficiaram da colaboração com Escolas de Gestão/Economia e Universidades dos seus territórios, nomeadamente na elaboração de estudos de mercado de suporte às decisões de internacionalização nos mercados e sectores seleccionados (Biotecnologia/Saúde, Greentech/Sustentabilidade e TIC/Electrónica).
Desta forma o projecto RYME providenciou um apoio avançado às empresas seleccionadas, dando resposta às necessidades prioritárias do território SUDOE, designadamente no desenvolvimento do comércio internacional nos referidos sectores e incentivo da cooperação transnacional. Até ao final de 2014 haviam já sido alcançados 6 protocolos de negócio entre 9 empresas diferentes, para o estabelecimento de parcerias comerciais.
Em atualização