Cidadãos e pacientes serão envolvidos nas fases de “identificar, inventar e implementar”, como participantes, durante a imersão em ambientes clínicos. Nos estudos mais intensos, por ex. fase de teste dos protótipos e conceito de negócio, prevemos a participação por meio de questionários, hackathons, workshops e outras interações. Nessas fases, os cidadãos e os pacientes serão parceiros de co-design e fornecerão informações e conselhos essenciais sobre o desenvolvimento das soluções mais eficazes e desejadas, levando a um maior potencial de mercado para essas soluções.
O nível e a forma de relacionamentos dos cidadãos serão diferentes de acordo com o contexto clínico, e a fase de desenvolvimento. Em todas as situações, as equipas pedem o consentimento dos cidadãos participantes e - se acordado - os cidadãos participantes, pacientes e cuidadores, serão mantidos informados sobre o progresso das equipas. Uma lista de ex-alunos cidadãos ao longo dos anos será usada e isso pode fornecer uma plataforma para o lançamento de uma Estrutura de ex-alunos do Cidadão da Saúde do EIT - que foi discutida na linha de atividades Envolvimento do Cidadão.
Contactamos cidadãos que participaram das atividades de 2019 sobre suas experiências e usamos o feedback para melhorar continuamente nossas atividades. As principais conclusões foram que, a comunicação sobre o que acontece após as sessões de cocriação pode ser melhorada. Cada site de programa levará isso em consideração ao desenvolver seus processos de programa daqui para frente.
O projeto abordou a necessidade de fornecer aos alunos a aquisição de um conjunto de habilidades, que se traduz numa progressão de carreira significativa, ou os apoia no desenvolvimento de spinouts competitivos. A rede tem um histórico comprovado de formação de especialistas em diversos campos (principalmente medicina, negócios, engenharia e design) em líderes e empreendedores de inovação em saúde. Estudos mostraram que um dos principais motivos do fracasso das inovações, é o fato de não haver necessidade de mercado para a solução proposta. Portanto, os nossos programas fornecem uma alternativa para a inovação tradicional de “impulso de oferta” e, ensina uma abordagem estruturada - “atração de demanda” - para inovar com base no mercado e / ou necessidade da sociedade. Nenhuma outra oferta educacional na Europa ofereceu aos participantes uma visão tão holística do caminho da inovação em saúde com experiência prática de desenvolvimento de uma nova solução, em uma equipa multidisciplinar que estabeleceu a ligação e colaboração com profissionais de saúde e pacientes.
Com a formação completa no processo de inovação orientado pelas necessidades, os participantes fizeram a transição para posições na indústria mais bem equipadas para responder às necessidades clinicamente relevantes com tecnologias emergentes; isso provocou um impacto positivo nos processos de desenvolvimento e design de produto nas empresas. Os programas de bolsa de estudos atuaram como uma plataforma de lançamento para os bolseiros, que desejam mudar de carreira para o setor de saúde, reaproveitando um tipo completamente novo de funcionário que traz uma combinação de experiência especializada e perfil de inovador em saúde. O valor disso foi óbvio para os participantes, pois amplia suas oportunidades de emprego. O valor para a indústria é mais intangível, mas a interdisciplinaridade agregada deve garantir atividades e processos intraempreendedores internamente melhores. As métricas podem ser medidas por pesquisas de gestão que acompanham as mudanças de tendência do setor comercial para o setor de saúde.
Principais KPIs:
• Investimento atraído por start-ups apoiados por KIC's;
• Atratividade e exigência do programa;
• Número de profissionais e executivos de saúde treinados.