Click
here for the English verion.
Nos dias 26 e 27 de março de 2025, o Instituto Pedro Nunes (IPN) coordenou a primeira Assembleia Geral do projeto VR Health Champions, realizada em Trento, Itália. Este encontro reuniu 18 parceiros de 8 países europeus para avaliar o progresso dos últimos seis meses e definir os próximos passos para impulsionar a adoção da Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR) no setor da saúde.
Organizada pela Fondazione Bruno Kessler, esta reunião proporcionou uma plataforma para discussões presenciais e planeamento colaborativo. Os participantes analisaram o trabalho realizado até ao momento, estabeleceram um plano para os próximos seis meses e atualizaram as estratégias de mitigação de riscos. Um dos principais focos foi a compreensão das interligações entre os diferentes grupos de trabalho, garantindo uma abordagem coesa para o avanço dos objetivos do projeto.
"A recente Assembleia Geral em Trento foi fundamental para o projeto VR Health Champions", afirmou Cristiana Costa, Coordenadora do Projeto Europeu, Coordenadora Da Unidade De Impacto de I&D do LAS do IPN. "Permitiu-nos otimizar os nossos planos face a desafios emergentes, assegurando o cumprimento dos próximos passos. No final, isso permitirá customizar serviços de apoio à inovação para PMEs do setor da saúde em RV (Realidade Virtual) / RA (Realidade Aumentada)."
Como parte deste objetivo, e para apoiar atividades que visam gerar um impacto real no setor crescente de RV/RA na saúde, será lançada uma Cascade Funding Call, prevista para abril.
Viola Keresztes, Gestora de Projeto da EIT Health InnoStars, destacou o crescente interesse da indústria no projeto: "Estamos a receber inúmeros pedidos de empresas interessadas em juntar-se à iniciativa. A próxima Cascade Funding Call proporcionará uma oportunidade para potenciais parceiros colaborarem connosco e apoiarem as nossas cinco PMEs de referência - Lightspace, MEEVA, MedApp, Metaskills e Virtuleap - que estão a liderar esta transformação."
O projeto visa aumentar o Nível de Maturidade Tecnológica (TRL) das inovações em VR/AR destas empresas de TRL 6 para TRL 9, abrindo caminho para adoção destas tecnologias no setor.
A Cascade Funding Call será oficialmente anunciada em abril. Destinada a Pequenas ou Médias Empresa (PME), conforme definido pela Comissão Europeia, com experiência no desenvolvimento de RV/RA para a área da saúde, esta é uma oportunidade de contribuir diretamente para acelerar o acesso ao mercado de soluções inovadoras.
Procuram-se empresas com experiência está na integração de tecnologias avançadas de sensores para headsets de RA, na criação agentes virtuais baseados em Inteligência Artificial para aplicações terapêuticas, na realização de estudos e análise de acesso ao mercado para formação médica baseada em RV, no desenvolvimento de frameworks de risco clínico específicas para XR (Extended Reality), ou na preparação de documentação regulamentar para a marcação CE de ferramentas RV em saúde.
A VRHC Open Call 2025 oferece uma oportunidade única para que as empresas se tornem parceiras no desenvolvimento de soluções de alto impacto para desafios reais da indústria. Os participantes irão trabalhar diretamente com empresas inovadoras e líderes em RV/RA para a saúde que estão ativamente à procura de conhecimento e apoio especializado nesta área.