Click
here for the English version.
O Instituto Pedro Nunes contribui para o projeto SWIFT (Spacecraft With Inflatable Termination) no consórcio liderado pela startup portuguesa SPACEO escolhido pela Agência Espacial Europeia (ESA), que visa o desenvolvimento de tecnologia de recolha de satélites em fim de missão e lixo espacial.
O SWIFT, com um orçamento de 3 milhões de euros, prevê o lançamento de um dispositivo inflável semelhante a um paraquedas até 2028. Este dispositivo permitirá a desorbitação eficiente de satélites, reduzindo a acumulação de lixo espacial.
O IPN contribui com a sua vasta experiência em Garantia de Qualidade de Produto, sendo Rui Henriques, do Departamento de Qualidade do IPN, o responsável pela garantia de qualidade do projeto, assegurando que todos os componentes e sistemas atendam aos rigorosos padrões de qualidade e fiabilidade exigidos pela ESA.
O projeto SWIFT insere-se no programa ARTES (Advanced Research in Telecommunications Systems) da ESA.
O consórcio internacional responsável pelo projeto inclui ainda empresas europeias como a GomSpace (Luxemburgo), SpaceLocker (França) e Solidflow (Países Baixos).