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O projeto DIGILIFE chegou ao fim, deixando um impacto significativo na inclusão digital e social de adultos mais velhos. Com a participação de 86 jovens estudantes e 186 adultos mais velhos em Portugal, Espanha, Itália e Grécia, o projeto alcançou resultados que reforçam a importância da capacitação digital.
O Instituto Pedro Nunes (IPN) desenvolveu a metodologia de formação do projeto DIGILIFE, um modelo inovador reconhecido como uma ferramenta replicável, adaptável a diversos contextos.
Desenvolvido ao longo de 26 meses, o DIGILIFE reuniu esforços de seis parceiros europeus: Instituto Pedro Nunes (Portugal), Cáritas Diocesana de Coimbra (Portugal), Plataforma del Voluntariado (Espanha), People Behind (Grécia), Università degli Studi di Roma Tor Vergata (Itália) e Fondazione garagErasmus (Itália). O projeto capacitou adultos com mais de 65 anos em competências digitais, promovendo autonomia e bem-estar, enquanto proporcionou aos jovens uma oportunidade única de participação ativa na inclusão digital deste público.
Os principais resultados do projeto foram:
- Aumento da confiança digital: Os participantes relataram sentir-se mais seguros ao utilizar tecnologias para tarefas do dia a dia.
- Redução da exclusão social: As atividades do projeto criaram redes de apoio intergeracionais, fortalecendo o sentimento de comunidade e combatendo o isolamento.
- Desenvolvimento de competências nos jovens mentores: Os estudantes universitários adquiriram competências de ensino, empatia e liderança ao atuarem como mentores digitais.
A experiência demonstrou que a colaboração entre gerações pode ser uma solução eficaz para superar a exclusão digital e fortalecer laços comunitários. O DIGILIFE deixa um legado de ferramentas e boas práticas que continuarão a contribuir para uma sociedade mais inclusiva. O toolkit desenvolvido no âmbito do projeto está disponível para consulta através do link:
https://garagerasmus.org/project/digital-life-learning/