IPN - Instituto Pedro Nunes - Instituto Pedro Nunes participa em iniciativa europeia para pilotos verticais sustentáveis com tecnologia 6G

IPN     IPN Incubadora
Instituto Pedro Nunes participa em iniciativa europeia para pilotos verticais sustentáveis com tecnologia 6G
Geral
Laboratórios de I&DT
Transf. Tecnologia e PI
 
Click here for the English version. 

O Instituto Pedro Nunes (IPN) marcou presença na reunião de arranque do projeto europeu 6G-VERSUS, uma iniciativa estratégica focada na realização de testes em larga escala com tecnologia 6G em cinco verticais distintos, distribuídos por seis locais piloto, tendo a sustentabilidade como princípio transversal.


O evento decorreu nos dias 21 e 22 de janeiro de 2025, em Málaga, reunindo 34 parceiros de 10 países, incluindo instituições de investigação, empresas tecnológicas, PME e ONGs, que integram o consórcio do projeto.

O IPN esteve representado por Jorge Pimenta, Diretor de Inovação, e Sérgio Figueiredo, Gestor Técnico de Projetos, que participaram ativamente nas discussões sobre os objetivos, cronograma e marcos estratégicos do projeto. O encontro contou ainda com a presença de Pavlos Fournogerakis, responsável pelo programa Smart Networks and Services Joint Undertaking (SNS JU), que financia esta iniciativa no âmbito do programa Horizon Europe.

O 6G-VERSUS tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma inovadora estrutura para futuras aplicações 6G, consistindo do triplete de aplicação Vertical (V-App), aplicação assistida por IA (IA-App) e aplicação de Rede (N-App). A sua implementação será avaliada em seis clusters piloto, que testarão a performance, impacto sustentável, escalabilidade e viabilidade comercial do modelo proposto:
  • Bulgária – Otimização de energia renovável distribuída com IA.
  • Grécia – Robótica colaborativa para operações de busca e salvamento.
  • Espanha – Telepresença imersiva para operações em campo.
  • Portugal – Infraestruturas portuárias sustentáveis e seguras.
  • França – Estratégias baseadas em dados para gestão de água e resíduos em infraestruturas críticas.
  • Finlândia – Estação base 5G energeticamente autossustentável.
O IPN assume um papel chave no projeto, quer enquanto e líder técnico das atividades do cluster português, quer como líder e da tarefa para transferência de conhecimento, acelerador de startups e atividades de scale-up, , contribuindo com a sua experiência em inovação e transferência de tecnologia para a concretização dos objetivos do 6G-VERSUS.

O projeto 6G-VERSUS é financiado pelo programa Smart Networks and Services Joint Undertaking (SNS JU), no âmbito do Horizon Europe, sob o Grant Agreement No 101192633.

Data

10 de Fevereiro de 2025

Partilhar