IPN - Instituto Pedro Nunes - Army innovation Day: o Exército Português e a Inovação Tecnológica no Instituto Pedro Nunes

IPN     IPN Incubadora
Army innovation Day: o Exército Português e a Inovação Tecnológica no Instituto Pedro Nunes
Geral
 
Clique here for the English version. 

O Instituto Pedro Nunes (IPN) foi palco do “Army Innovation Day – Inovar com o Exército em Coimbra”, organizado em parceria com o Exército Português, no dia 4 de fevereiro de 2025. O evento foi dedicado à apresentação do Programa de Modernização do Exército e ao fomento da inovação e do desenvolvimento tecnológico no setor da defesa.


O encontro reuniu especialistas, empresas e instituições de inovação, promovendo a partilha de conhecimento e a exploração de oportunidades que o Exército pode proporcionar à indústria e à comunidade científica e tecnológica.

A programação incluiu um conjunto de palestras e painéis temáticos sobre modernização tecnológica, inovação em sistemas autónomos, soluções geoespaciais para a defesa e sustentabilidade na área militar.

Na abertura do evento discursaram o Tenente-General Rui Manuel da Silva Ferreira, Comandante das Forças Terrestres, e o Professor João Gabriel Silva, Presidente da Direção do IPN.


Durante o primeiro painel, dedicado à Inovação e Modernização Tecnológica no Exército, o Coronel Tirocinado António Oliveira, Chefe da Divisão de Planeamento Militar Terrestre do Estado-Maior do Exército, e o Coronel Tirocinado Pedro Cruz, Chefe da Divisão e Doutrina do Estado-Maior do Exército, apresentaram as iniciativas de modernização tecnológica em curso, enquanto o João Gabriel Silva, Presidente da Direção do IPN, destacou os principais projetos desenvolvidos pelo instituto.


No segundo painel, subordinado ao tema Sistemas Remotos Autónomos: Soluções para aplicação na Força Terrestre do Exército, moderado pelo Brigadeiro-General José Miguel Moreira Freire, Comandante da Brigada de Intervenção, foram discutidas as aplicações destes sistemas no Exército. Participaram o Major Aires Carqueijo, do Estado-Maior do Exército, e o Capitão Artur Varanda, do Centro de Experimentação e Modernização Tecnológica do Exército (CEMTEX), seguidos de apresentações técnicas de empresas incubadas no IPN, nomeadamente, de Ricardo Patrício da Flowbotic, André Pardal da Atlos e Carlos Ribeiro da Twevo.


O terceiro painel, intitulado Soluções Geoespaciais para a Defesa: Inovação e Precisão para Transformar o Futuro, moderado por Carla Duarte, gestora de inovação do IPN, destacou o uso de soluções geoespaciais no setor da defesa, contando com intervenções do Major João Ferreira do Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeOE) e apresentações de Martino Correia da Spotlite, Carlos Cerqueira da Neuraspace e Tiago Rebelo da Connected, empresas também apoiadas pelo IPN.


Para encerrar os debates, o painel sobre Eficiência Energética, Hídrica, Sustentabilidade e Proteção Ambiental na Brigada de Intervenção, trouxe a apresentação do nesta área pela Major Rita Marques, gestora do projeto. Seguiu-se a apresentação do caso de sucesso da Critical Software, representada por Tiago Baía, que destacou a trajetória da empresa desde os seus primeiros passos no IPN até à colaboração com o Exército.


O evento foi encerrado por Ricardo Pinheiro Alves, Presidente do Conselho de Administração do idD Portugal Defence, que sublinhou a importância da colaboração entre a Defesa, a Indústria e as instituições de inovação.

Data

7 de Fevereiro de 2025

Partilhar