IPN - Instituto Pedro Nunes - Metrobus ganha vida em maquetes detalhadas produzidas em impressão 3D pelo Instituto Pedro Nunes

IPN     IPN Incubadora
Metrobus ganha vida em maquetes detalhadas produzidas em impressão 3D pelo Instituto Pedro Nunes
Geral
Laboratórios de I&DT
Notas de Imprensa
 
Click here for the English version.

O Instituto Pedro Nunes (IPN) produziu duas maquetes detalhadas do Metrobus, o novo meio de transporte que irá servir os concelhos de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã, desenvolvidas com recurso à tecnologia de impressão 3D. Estas réplicas minuciosas do veículo, projetadas para as sessões de apresentação pública promovidas pela Metro Mondego, estão a ser utilizadas para divulgar o sistema em eventos públicos, promovendo uma compreensão aprofundada da infraestrutura e acessibilidade do sistema.


O Metrobus é um sistema de mobilidade urbana totalmente elétrico, que opera à superfície em vias exclusivas, com paragens frequentes, proporcionando uma solução de transporte sustentável e moderna. As duas maquetes – uma réplica de um veículo com uma estação tipo e outra de um veículo com acessibilidade tátil – foram desenhadas para transmitir com realismo as características do sistema.

A primeira maquete representa uma estação tipo com um veículo Metrobus em escala 1:40, composta por mais de 230 peças impressas em 3D . Esta maquete, com dimensões de aproximadamente 100 x 40 centímetros, inclui detalhes minuciosos como diversas figuras humanas, iluminação LED nos abrigos da estação, articulação entre os dois módulos e eixos funcionais nas rodas articuladas do veículo, o que permite uma simulação realista do movimento.

Com mais de 380 componentes individuais produzidos por impressão 3D a partir de mais de 580 metros de filamento , a segunda maquete, em escala 1:25, captura de forma realista a mobilidade do Metrobus. A réplica realista do veículo , que mede aproximadamente 75 cm de comprimento e 11cm de largura, inclui a articulação entre os dois módulos, rodas e portas funcionais e tetos amovíveis que permitem o acesso ao interior dos dois módulos do veículo. Este modelo destaca-se pelo foco na acessibilidade, tendo o teto amovível sido projetado e concebido de forma minuciosa especialmente para permitir que utilizadores com deficiência visual possam explorar o interior do veículo de forma inclusiva, recorrendo ao toque para conhecer as principais áreas e características funcionais do veículo modelo na ótica do utilizador.

Estas réplicas estão a ser utilizadas em sessões de apresentação pública promovidas pela Metro Mondego, nomeadamente, com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) e o Exploratório da Universidade de Coimbra (UC), que está a levar a cabo uma campanha de promoção do Metrobus em escolas dos três municípios.

Para a ACAPO a maquete “permitiu um conhecimento prévio e fidedigno do interior do veículo e das suas acessibilidades, (…) [o que] permitiu criar um mapa mental do interior do veículo, o que facilitou a sua utilização, com maior autonomia". 


 
Já o Exploratório da UC refere que "a utilização da maquete permite a visualização e perceção espacial do veículo e abrigos do Metrobus, de grande importância, especialmente em crianças mais novas (1º e 2º ciclo), cuja capacidade de abstração ainda não está bem desenvolvida. Ao mesmo tempo, remetendo para o universo dos brinquedos, estimula a curiosidade e a motivação, proporcionando um envolvimento conducente a uma simulação mais concreta de operacionalização de uma viagem".


Esta tipologia de projetos, além de evidenciar a capacidade técnica do IPN na conceção e produção de modelos através de impressão 3D, destaca o nosso compromisso com a inovação aliado à sustentabilidade ambiental que foi refletido na escolha de materiais com ciclo de vida sustentável.

Data

10 de Janeiro de 2025

Partilhar