Click
here for the English version.
O Instituto Pedro Nunes (IPN) marcou presença na Mostra dos Fundos Europeus, realizada na Alfândega do Porto, entre os dias 10 e 12 de dezembro de 2024, como um exemplo de referência na aplicação dos fundos europeus na região Centro. Este evento, que reuniu projetos que estão a moldar o futuro de Portugal, também ofereceu a oportunidade de explorar os apoios disponíveis no âmbito do programa Portugal 2030.
Ao longo do programa PT2020, o IPN executou mais de 11,5 milhões de euros em colaboração com dezenas de empresas nacionais de setores tradicionais e emergentes como o Espaço, Moldes, Vidro, Construção, Automóvel, Saúde e Bem-Estar, Ambiente, Agroalimentar e Educação.
Com um modelo ímpar, em contexto nacional e internacional, de transferência de tecnologia e inovação para o mercado, fazendo a ligação do meio científico e do tecido empresarial, o IPN, através dos seus seis laboratórios de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT) e da sua incubadora de empresas, contribui para a criação de ideias, negócios e soluções inovadoras.
Ao longo do período de execução do programa PT2020, o IPN contribuiu para soluções tecnológicas a favor da competitividade das empresas, aplicando as suas competências em mais de 23 projetos relacionados com: Fabrico Aditivo, Ferramentas de Corte, Revestimentos, Sensorização de Filmes Finos, Análise de Ciclo de Vida, Engenharia das Superfícies, Descarbonização, Processamento de Linguagem Natural, Inteligência Artificial, Aprendizagem Computacional, Robótica e Automação, Conetividade & Digitalização, Modelação 3D, Redes e Comunicações, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo e Inovação.
Na 1ª Mostra de Fundos Europeus, o IPN apresentou os resultados de um dos seus projetos para o setor do Espaço - SIAAC Space Solutions, co-financiado pelo programa Centro2020. Este projeto apoiou 12 empresas da região Centro, impulsionando o desenvolvimento de negócios para o setor do Espaço.
Através do programa Centro2020, o IPN expandiu a Incubadora de Empresas, oferecendo infraestruturas dedicadas a startups do setor espacial, acolhendo as empresas incubadas no programa ESA BIC Portugal.
Há uma década, o IPN lidera o primeiro Space Solutions Centre da Agência Espacial Europeia (ESA), que agrega os três programas de tecnologia promovidos por esta entidade:
- Centro de Incubação de Empresas da ESA em Portugal (ESA BIC Portugal) que inclui a gestão de financiamentos para apoiar a incubação de 60 startups até 2024;
- Rede de Technology Brokers: transferência de tecnologia espaço-terra;
- ESA Business Applications Ambassadors: gestão de financiamento para a aplicação de ativos espaciais em modelos de negócio na Terra.
Desde a sua criação, a incubadora do IPN já apoiou mais de 420 empresas, das quais mais de 60% se mantêm em atividade, tendo gerado mais de 7000 postos de trabalho altamente qualificados, devolvendo à sociedade um valor 14 vezes superior aos investimento público recebido.
Atualmente, o IPN trabalha colaborativamente com empresas nacionais em mais de 15 projetos de I&DT e Inovação ao abrigo do programa P2030, em áreas emergentes como a Inteligência Artificial, Visão Computacional, Cibersegurança, Realidade Aumentada, Sustentabilidade ou Polímeros.