IPN - Instituto Pedro Nunes - Instituto Pedro Nunes desenvolve método para otimizar reciclagem de vidro em painéis fotovoltaicos

IPN     IPN Incubadora
Instituto Pedro Nunes desenvolve método para otimizar reciclagem de vidro em painéis fotovoltaicos
Geral
Laboratórios de I&DT
 
Click here for the English version. 

O Instituto Pedro Nunes (IPN) integra o projeto APOLLO - A Proactive Approach to the Recovery and Recycling of Photovoltaic Modules, uma iniciativa financiada pela União Europeia com um investimento superior a 5,3 milhões de euros. Este projeto visa transformar as práticas de reciclagem de painéis fotovoltaicos, contribuindo para um futuro mais sustentável e alinhado com os princípios da economia circular.


Composto por um consórcio de 18 parceiros provenientes de 8 países europeus, entre universidades, centros de tecnologia e inovação, e empresas, o APOLLO está inserido no programa Clima, Energia e Mobilidade da Comissão Europeia. O objetivo central é redefinir os processos de reciclagem de painéis solares, promovendo métodos mais eficazes, automatizados e economicamente viáveis.

Como membro ativo deste consórcio, o IPN desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de um método escalável para avaliar a composição do vidro e de outros materiais constituintes dos painéis fotovoltaicos na linha de reciclagem. Este trabalho é alicerçado na vasta experiência do Instituto em testes de caracterização, permitindo avaliar e rastrear os vários tipos de painéis fotovoltaicos que se encontram em fim de vida, antes de entrarem na linha da reciclagem. O foco está em maximizar a recuperação de materiais valiosos, entre eles, a prata e o silício, este último com uma eficiência prevista de mais de 90% em massa.


A linha-piloto de reciclagem do projeto deverá processar 40 toneladas de resíduos fotovoltaicos, resultando na produção de 1 tonelada de silício remanufaturado e 30 novos módulos solares. Com o potencial de aumentar em mais de 300% o valor económico recuperado nos processos de reciclagem, o projeto APOLLO reforça o compromisso europeu com a sustentabilidade no setor das energias renováveis.

Nos dias 10 e 11 de dezembro, o IPN recebeu, em Coimbra, a terceira reunião de trabalho dos parceiros do projeto, para discussão dos trabalhos desenvolvidos até agora e alinhar estratégias para os próximos passos desta iniciativa.

O consórcio inclui entidades de relevo como Fraunhofer Gesellschaft zur Foerderung der Angewandten Forschung e.V. (Alemanha), Kalyon Güneş Teknolojileri Üretim A.Ş. (Turquia), Pilkington Technology Management Ltd (Reino Unido), Metran Rohstoff-Aufbereitungs GmbH (Áustria), Minespider Germany Gmbh (Alemanha), EDP CNET (Portugal), University of Leicester (Reino Unido), Instituto Pedro Nunes (Portugal), Solaveni Gmbh (Alemanha), Sintef As (Noruega), ODTÜ Güneş Enerjisi Uygulama ve Araştırma Merkezi (Turquia), University of Glasgow (Reino Unido), Norges Teknisk-Naturvitenskapelige Universitet - NTNU (Noruega), Swansea University (Reino Unido), Fenix TNT SRO (República Checa), Saule Spółka Akcyjna (Polónia), Bittner Umwelttechnik Gmbh (Alemanha) e École Polytechnique Fédérale de Lausanne (Suíça).


Data

18 de Dezembro de 2024

Partilhar