Click
here for the English version.
O Instituto Pedro Nunes (IPN) co-organizou o evento “Collaboration in Space: a UK-Portugal Dialogue”, com a Embaixada Britânica, realizado no auditório da Vieira de Almeida (VdA), em Lisboa, no dia 6 de dezembro de 2024.
O evento, que contou ainda com a colaboração da AED Cluster Portugal e da VdA Vieira de Almeida, teve como objetivo promover o diálogo sobre as oportunidades e desafios da nova economia espacial e como Portugal e o Reino Unido podem trabalhar em conjunto para alcançar mais resultados.
O evento iniciou-se com um painel focado na Nova Economia Espacial: Oportunidades e Desafios, moderado por Carolina Rodrigues, da NewSpace Portugal, e contou com as participações de André Guerra, da Connected, Joshua Western, da Space Forge, Ricardo Cabral, da Spotlite, e Bruno Carvalho, do Atlantic Spaceport Consortium. Os três últimos, Connected, Spotlite e Atlantic Spaceport Consortium, são alumni do programa ESA BIC Portugal, gerido pelo IPN. Este painel discutiu como as empresas britânicas e portuguesas estão a aproveitar as imensas oportunidades da nova economia espacial e os desafios que surgem nesse processo, destacando a importância das tecnologias espaciais para a conectividade global, a análise de dados avançada e as oportunidades inovadoras de fabrico.
O segundo painel focou-se nas experiências de empreendedores de ambos os países, abordando como a colaboração internacional é essencial para impulsionar a inovação e os investimentos estratégicos no setor espacial. Moderado por Rui Santos, da AED Cluster Portugal, este painel contou com a participação de Rafel Jorda Siquier, da Open Cosmos, Rodrigo Pascoal, da Critical Software, Pedro Rodrigues, da Tekever, e Ivo Vieira, da Lusospace.
O evento contou também com as intervenções de keynotes de Nigel Boud, da Embaixada Britânica em Lisboa, Hugo Costa, da Portugal Space, Jessica Fell, do UK Space, e Emir Sirage, da NewSpace Portugal, que sublinharam a importância da economia espacial em Portugal e o papel da Agenda NewSpace para o crescimento do setor no país.
O evento foi uma oportunidade para fortalecer as relações entre o Reino Unido e Portugal no campo espacial e promover a colaboração entre empresas, instituições e entidades governamentais.