IPN - Instituto Pedro Nunes - Instituto Pedro Nunes apoia o desenvolvimento de soluções digitais inovadoras de Saúde na região Centro de Portugal

IPN     IPN Incubadora
Instituto Pedro Nunes apoia o desenvolvimento de soluções digitais inovadoras de Saúde na região Centro de Portugal
Geral
Laboratórios de I&DT
 
Click here for the English version.

O Instituto Pedro Nunes (IPN) está a dar apoio a um conjunto de empresas inovadoras selecionadas para resolver desafios críticos no setor da saúde na região Centro de Portugal, através do projeto HealthChain.


Este projeto visa o desenvolvimento de soluções digitais para melhorar a qualidade dos cuidados de saúde, com o envolvimento direto de organizações de saúde e empresas tecnológicas, com o objetivo de responder a desafios reais nos cuidados ao doente e promover a inovação no setor da saúde em toda a Europa.

A Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra), identificou dois desafios principais: o cuidado contínuo de pacientes no pós-operatório e a reabilitação cognitiva e funcional de idosos. Para responder a esses desafios, duas PME foram selecionadas para cada desafio, com um líder local para garantir uma comunicação eficaz, e um seguidor interregional para trazer novas soluções e perspetivas.

O primeiro desafio “RecoMed” está relacionado com as necessidades de cuidados contínuos dos pacientes de Cirurgia Plástica e Queimaduras do CHUC, e falhas de comunicação que podem causar erros de medicação. Para isso, vai ser desenvolvida a MediRecon, uma solução digital para otimizar a reconciliação de medicação. Esta plataforma, desenvolvida pela VirtualCare, com o suporte da Complear, visa melhorar a segurança do paciente e reduzir erros de medicação através da integração com o sistema de registos médicos eletrónicos do hospital.

Na ULS Coimbra, 70% dos doentes são idosos, enfrentando declínio cognitivo durante a hospitalização, com abordagens de reabilitação insuficientes. É nisso que se foca o segundo desafio “Reabilitar@mente”. Para resolver este desafio vai ser desenvolvida a plataforma CogniViTra 2.0. A Neuroinova, juntamente com a Everythink, vão melhorar o processo de reabilitação cognitiva e física dos pacientes idosos, com esta plataforma personalizada que combinará exercícios cognitivos e físicos para melhorar a recuperação dos pacientes durante e após a hospitalização.

Nos próximos meses, as empresas selecionadas vão participar num processo intensivo de co-criação e pilotagem das suas soluções com a ULS Coimbra, recebendo apoio para validar e escalar as suas inovações em contexto real.

O IPN desempenha um papel fundamental enquanto Ecosystem Supporter no projeto, atuando como elo de ligação entre a ULS Coimbra e o setor empresarial.

Data

16 de Dezembro de 2024

Partilhar