Click
here for the English version.
O Instituto Pedro Nunes (IPN) e o Centro de Competências para a Informação Geoespacial assinaram um protocolo de colaboração, marcando o início de uma parceria estratégica para fomentar a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento económico e social na Região de Coimbra.
A cerimónia decorreu na Incubadora do IPN e contou com a presença de João Gabriel Silva, Presidente da Direção do IPN, Emílio Torrão, Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), Jorge Custódio e Rui Simão, respetivamente Presidente e Vereador da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, e Jorge Brito, Secretário Executivo da CIM-RC.
O acordo visa explorar o potencial dos dados geoespaciais para criar novas oportunidades de negócio e soluções inovadoras, fortalecendo o tecido empresarial local e promovendo a colaboração entre o setor público e privado.
No âmbito deste acordo, pretende-se identificar áreas emergentes de atuação e promover ações de apoio ao empreendedorismo com base em dados geográficos; atrair empresas para a região; colaborar em programas de apoio ao empreendedorismo; criar um centro de apoio a empresas que atuem nas áreas relacionadas com o Centro de Competências; promover eventos de ‘networking’ entre o setor público e privado; apoiar a formação de equipas de gestão; auxiliar no lançamento do centro de apoio a empresas; e identificar empresas no ecossistema do IPN que possam beneficiar de dados geoespaciais.
João Gabriel Silva, Presidente da direção do IPN, destacou o potencial da parceria: “Nós basicamente estamos a dizer que existe um potencial grande do Centro de Competências Geoespacial ser interessante para a atividade económica”.
O Centro de Competências para a Informação Geoespacial da Região Centro, criado em 2022 com um investimento de 2,2 milhões de euros no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), é a única entidade deste tipo em Portugal. Funciona como um centro de apoio à operacionalização do projeto Balcão Único do Prédio (BUPi), de capacitação dos intervenientes no Sistema de Informação Cadastral Simplificado e de partilha de conhecimento. O centro reúne e disponibiliza informações geográficas provenientes de diversas entidades públicas, permitindo seu tratamento e aplicação em soluções inovadoras.
Durante o encontro, o Município da Pampilhosa da Serra apresentou projetos inovadores como o DARK SKY, o Observatório Espacial de Pampilhosa da Serra e o Pampilhosa Business Center – Centro de Tecnologia e Inovação do Espaço e da Terra. Estes projetos demonstram o compromisso da região com o avanço tecnológico e científico, estabelecendo-a como um polo estratégico para a inovação.
O Pampilhosa Business Center, que será inaugurado em breve, acolherá o Centro de Competências, consolidando-o como uma infraestrutura essencial para a atração de startups, empresas tecnológicas e cientistas.