Click
here for the English version.
O Instituto Pedro Nunes (IPN) integra o projeto UMBRELLA, uma iniciativa que pretende revolucionar a forma como o acidente vascular cerebral (AVC) é tratado na Europa, através da Inteligência Artificial (IA) e de tecnologias digitais.
O projeto UMBRELLA - Unleashing a CoMprehensive, Holistic and Patient Centric Stroke, Management for a Better, Rapid, AdvancEd and PersonaLised Stroke, Diagnosis, TreAtment and Outcome Prediction - reúne mais de 30 parceiros de cariz internacional, com o objetivo de desenvolver uma abordagem holística centrada no utente para o tratamento do AVC.
A iniciativa procura melhorar a prevenção primária e secundária de AVC, garantindo acesso rápido a tratamentos, diagnóstico preciso e precoce, estratificação de risco e monitorização em tempo real. Além disso, pretende identificar novos alvos terapêuticos, promover a reabilitação eficaz e prevenir a recorrência de eventos cardiovasculares associados.
O IPN esteve presente na reunião de lançamento do projeto, realizada em Barcelona, Espanha, nos dias 3 e 4 de outubro de 2024, representado por Mariana Domingues, Gestora de Inovação em Saúde Digital, e Cristiana Costa, Coordenadora da Unidade de Impacto de I&D do LAS do IPN.
O IPN participou neste evento de lançamento como Associada da EATRIS (European Infrastructure for Translational Medicine), um consórcio europeu de infraestruturas de investigação em saúde. Ao longo do projeto o IPN será responsável por apoiar as soluções com aconselhamento e considerações sobre as metodologias para Avaliação Precoce das Tecnologia de Saúde e prova de valor.
De acordo com os organizadores, o encontro foi "um verdadeiro sucesso, reunindo os nossos esforços coletivos e permitindo o encontro presencial, a troca de ideias e a criação de um grande impulso para o futuro do projeto. As discussões foram muito interessantes e frutíferas, e embora tenhamos muito trabalho pela frente, estamos todos no caminho certo!".