Click
here for the English version.
Um modelo para economizar nas obras, um chatbot jurídico que agiliza o trabalho de advogados, uma plataforma para identificar jovens talentos no futebol, um assistente virtual para ajudar os agricultores são alguns dos projetos promissores que participam no programa de aceleração ATTRACT.
No próximo dia 29 de novembro, sexta-feira, 12 projetos tecnológicos que participam no ATTRACT, um programa de aceleração para startups em com soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) e High Performance Computing (HPC) dinamizado pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), vão ser apresentados publicamente a uma plateia de investidores, stakeholders, especialistas e potenciais clientes. O Demo Day começa pelas 9h15, no Auditório da Aceleradora do IPN. Inscrições
aqui.
Durante três sessões, as 12 equipas participantes tiveram acesso a workshops, talks e sessões de mentoria nos quais foram abordados temas como: modelos de negócio, desenvolvimento de produtos e de negócios baseados em IA ou HPC, oportunidades de financiamento, propriedade intelectual e o contexto ético e regulatório da IA.
Entre os projetos candidatos, foram desenvolvidas inúmeras ideias inovadoras, ligadas aos setores jurídico, de saúde, construção, agrícola, entre outros.
A equipa
build.ing desenvolveu um modelo de economização de 15% no custo total de uma obra. Através da IA, este projeto analisa vários cenários de construção com base nos objetivos do cliente e seleciona as opções mais económicas e sustentáveis, tornando todo o processo mais eficaz e rápido.
A
ByTheLaw é uma plataforma que pretende facilitar o trabalho administrativo realizado por juristas. Utiliza uma interface de chatbot para fornecer informações práticas, como a probabilidade de sucesso de um caso, estimativas de tempo/custo, entre outros, poupando tempo e dinheiro aos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.
A
Central Press capacita os meios de comunicação locais com ferramentas avançadas para aumentar a eficiência, a criação de conteúdos e, assim, aumentar as receitas. Estes serviços rivalizam com os de gigantes digitais como a Google e a Meta, permitindo que os meios de comunicação social mais pequenos concorram eficazmente.
A
Cobbalto desenvolve câmaras de segurança alimentadas por IA com uma interface de aplicação móvel de fácil utilização. O seu primeiro produto destina-se aos consumidores, mas planeia expandir para o B2B com soluções Edge AI.
A
Ednu.ai é a empresa responsável pela criação da plataforma Concurcerto, uma solução que utiliza IA para recomendar concursos público altamente personalizados às empresas em Portugal, processando grandes volumes de dados de forma eficiente.
A
Granter.ai desenvolveu uma plataforma de IA que ajuda as empresas a encontrar e a candidatar-se a subvenções. Utiliza Processamento de Linguagem Natural (PLN) e a aprendizagem automática para fazer corresponder as empresas a subvenções adequadas, redigir candidaturas e fornecer uma análise especializada.
A
ImpactWave propõe um assistente virtual que utiliza a IA para ajudar os agricultores a tomar decisões informadas sobre as suas culturas.
A
OWL cria “gémeos digitais” de edifícios utilizando IA, Modelação da Informação de Construção (BIM - Building Information Modeling) e dados geoespaciais. Estes modelos digitais avaliam o impacto ambiental e a sustentabilidade.
A
Purr.ai é uma plataforma de IA que usa vastos bancos de dados e algoritmos para projetar terapias de peptídeos para doenças neurológicas em idosos. Oferece uma abordagem personalizada, tirando partido da IA e da HPC para um processamento rápido.
A
QuickTrend desenvolve ferramentas de IA para corridas de simuladores (RaceCrewAI) e desportos motorizados do mundo real (RaceEngineerAI). Estas ferramentas oferecem análise de dados, otimização de estratégias e feedback de corrida em tempo real.
Numa tentativa de otimizar os cuidados prestados a utentes, a
SafeCaring, desenvolve uma solução de IA que automatiza os processos de gestão de cuidados em contextos de cuidados de saúde, reduzindo as tarefas administrativas.
A
TalentAlert é uma plataforma que utiliza a IA e a análise de grandes volumes de dados para identificar talentos emergentes no futebol (sub-23) para o mercado de transferências.
Sobre o ATTRACT
O projeto ATTRACT DIH faz parte da rede European Digital Innovation Hub que reúne os principais centros de investigação e transferência de tecnologia no país, visando apoiar a transição digital em curso em Portugal e na Europa. O consórcio é liderado pelo INESC-TEC e tem uma rede de 24 parceiros experientes em IA e HPC, entre eles o IPN. O projeto é cofinanciado pela União Europeia através do programa Next Generation EU e pelo Plano de Recuperação e Resiliência Português (PRR).