Click
here for the English version.
O Instituto Pedro Nunes (IPN) marcou presença num encontro em Bruxelas organizado pelo projeto HealthChain, no dia 8 de outubro de 2024, que reuniu as diversas partes interessadas dos ecossistemas regionais envolvidos. Este evento teve como objetivo fomentar a cooperação inter-regional e alargar o impacto do projeto através da integração de cinco regiões-espelho, que irão replicar o modelo de inovação colaborativa estabelecido pelas regiões fundadoras.
O HealthChain é um projeto centrado no desenvolvimento de soluções digitais inovadoras na área da saúde, resultantes da colaboração entre organizações de saúde e empresas tecnológicas. Estas soluções são co-criadas para responder a desafios reais dos cuidados de saúde, com o objetivo de melhorar a qualidade dos cuidados ao doente em toda a Europa. Através da partilha de boas práticas e do trabalho conjunto, as regiões participantes procuram aumentar a competitividade regional e promover a inovação no setor da saúde.
Durante a reunião, as Regiões Fundadoras (Murcia, Centro de Portugal, Eslovénia Ocidental, Primorje-Gorski Kotar e Leste dos Países Baixos) deram as boas-vindas às Regiões-Espelho (Navarra, Grécia Ocidental, Castela e Leão, Flandres e Noroeste da Roménia) que agora assumem o compromisso de replicar e expandir o modelo estabelecido. O encontro incluiu um workshop interativo, durante o qual foram partilhadas experiências e boas práticas na implementação do modelo HealthChain. A discussão focou-se nos processos de identificação de necessidades de inovação não satisfeitas, no lançamento de convocatórias abertas para empresas capazes de responder a esses desafios e na co-criação de soluções inovadoras.
O outro ponto alto do evento foi uma sessão de brainstorming intitulada "Impulsionar o apoio empresarial: identificação de recursos e necessidades regionais", na qual os participantes das Regiões Fundadoras e Espelho mapearam os recursos internos, iniciativas e lacunas existentes nas suas regiões. Este exercício permitiu identificar sinergias e áreas de cooperação entre regiões, promovendo um intercâmbio de conhecimentos e apoio mútuo para fortalecer o processo de co-criação e o crescimento das soluções desenvolvidas no âmbito do HealthChain.
A participação do IPN neste evento reafirma o seu papel como promotor de inovação e colaboração a nível internacional, contribuindo ativamente para o avanço de soluções tecnológicas que respondam a necessidades no setor da saúde.