Click
here for the English version.
O Instituto Pedro Nunes (IPN) contribuiu para a missão Hera da Agência Espacial Europeia (ESA), dedicada ao estudo de asteroides que representam uma potencial ameaça à Terra. A missão Hera foi lançada no dia 7 de outubro, com o objetivo de analisar um asteroide cuja órbita foi alterada por intervenção humana, como parte de um esforço global para prevenir que colisões de asteroides causem desastres naturais.
O IPN contribuiu com sua vasta experiência em Garantia de Qualidade de Produto, sendo Rui Henriques, do Departamento de Qualidade do IPN, o responsável pela garantia de qualidade do InterSatellite Link (ISL), um sistema de comunicações entre satélites desenvolvido pela TEKEVER, que facilita a comunicação entre dois nanosatélites utilizados na missão Hera.
Para além da prestação de serviços para o setor espacial, o IPN desenvolve também formações nesta temática, e está neste momento a planear uma formação em Garantia de Produto e Garantia de Qualidade (PA/QA) voltada para projetos espaciais. Com um programa estruturado e conduzido por Rui Henriques, que possui mais de 20 anos de experiência no setor, a formação é uma oportunidade única para gestores, profissionais da área de qualidade e recém-licenciados que desejam adquirir competências especializadas num setor em constante expansão.
Nesta terceira edição, os participantes terão oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e desenvolver capacidades para atuar em projetos espaciais. As inscrições estão abertas até o dia 28 de outubro
aqui. Mais informações sobre a formação
aqui.