Click
here for the English version.
O Instituto Pedro Nunes (IPN) esteve presente na
11.ª Conferência da ANACOM “5G em Ação”, um evento que reuniu os principais atores do setor das telecomunicações, e serviu como palco para a apresentação de soluções inovadoras e a discussão sobre o futuro da tecnologia 5G em Portugal, nos dias 10 e 11 de setembro de 2024.
Carlos Azevedo, Coordenador de Robótica Médica do Laboratório de Automática e Sistemas (LAS) do IPN, foi um dos oradores na sessão “
5G na Saúde”, durante a qual apresentou os avanços do instituto na área da tele-ecografia roboticamente assistida.
Durante a sessão, Carlos Azevedo demonstrou como a tecnologia 5G está a revolucionar a forma como os profissionais de saúde realizam exames e formações, permitindo a realização de ecografias à distância com alta qualidade e precisão.
O projeto
TrainR4U, que utiliza o sistema robótico de tele-ecografia desenvolvido pelo IPN, foi destacado como um exemplo de como a tecnologia 5G pode democratizar o acesso a serviços de saúde de qualidade.
Já
Luiza Almeida, Business Developer Manager do LAS, aproveitou a oportunidade para explorar novas parcerias e estabelecer bases para novas sinergias.
O evento serviu como um ponto de encontro para representantes de empresas, entidades públicas, operadores, academia e consultoras, proporcionando um ambiente propício para a partilha de conhecimentos e a apresentação de projetos, planos de implementação e soluções com base em tecnologia 5G.
A participação do IPN na conferência reflete o compromisso do instituto na promoção da inovação e do desenvolvimento de soluções de base tecnológica na área da tele-reabilitação.