IPN - Instituto Pedro Nunes - Neuraspace, incubada no IPN, inaugura telescópio ótico mais avançado de Portugal

IPN     IPN Incubadora
Neuraspace, incubada no IPN, inaugura telescópio ótico mais avançado de Portugal
Espaço
Geral
Incubadora
 
Click here for the English version.


Em parceria com a Força Aérea Portuguesa, a startup apresentou o telescópio ótico mais avançado do país, um marco para a segurança espacial.

A Neuraspace, startup incubada no Instituto Pedro Nunes (IPN), alcançou um marco histórico na área da observação espacial. Em parceria com a Força Aérea Portuguesa, a empresa deu a conhecer, no dia 10 de setembro, o telescópio ótico mais avançado em território nacional, instalado na Base Aérea de Beja.


Financiado pela Agenda Mobilizadora AI FIG do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), dotada com 25 milhões de euros, este equipamento representa um salto significativo para a segurança e sustentabilidade do espaço exterior. O telescópio permitirá à Neuraspace tornar a sua Plataforma de Gestão de Tráfego Espacial mais avançada, oferecendo serviços mais precisos e eficientes a empresas que operam satélites,contribuindo para evitar colisões entre satélites e detritos espaciais.


A capacidade de rastrear e monitorizar objetos em órbita com alta precisão é fundamental para garantir a segurança das operações espaciais e evitar incidentes que possam comprometer a infraestrutura espacial global. Com a cooperação entre a Neuraspace e a Força Aérea Portuguesa, esta nova infraestrutura tecnológica promete reforçar a posição de Portugal como um ator relevante no desenvolvimento de soluções espaciais inovadoras, ao mesmo tempo que contribui para os esforços internacionais de preservação e sustentabilidade do espaço.


O projeto AI Fights Space Debris, liderado pela Neuraspace, conta com a participação do Instituto Pedro Nunes, GMVIS Skysoft, Universidade de Coimbra, Instituto Superior Técnico e Universidade Nova de Lisboa.



Data

11 de Setembro de 2024

Partilhar