IPN - Instituto Pedro Nunes - Estudantes de Engenharia Biomédica e Informática exploram Laboratórios de I&D durante visita ao IPN

O Instituto Pedro Nunes (IPN) recebeu uma visita de um grupo de estudantes de Engenharia Biomédica e Informática, no dia 10 de julho de 2024.

A visita iniciou-se com a apresentação do IPN por Marta Salgado Matos, Gestora de Comunicação e Marketing, que deu a conhecer o trabalho do instituto tanto a nível de incubação e aceleração de startups e alguns projetos desenvolvidos pelos Laboratórios de Investigação e Desenvolvimento (I&D).

De seguida, Romeu Neves, Business Developer do Laboratório de Informática e Sistemas (LIS) do IPN, deu a conhecer as diversas atividades e projetos desenvolvidos pelo laboratório nas áreas da Inteligência Artificial (IA), cibersegurança, software e telecomunicações.

Margarida Realinho, Investigadora do Laboratório de Automática e Sistemas (LAS) do IPN, apresentou o FaceRehab, uma solução para ajudar pacientes com paralisia facial com necessidades de estimulação cognitiva e física, e o COGNIVITRA, uma solução inovadora baseada em Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para apoiar o treino da vitalidade cognitiva em casa.

Gabriela Simões, Investigadora do LAS, apresentou o ROSE, um sistema baseado em robótica que permite a realização de ecografias de forma remota, através de duas estações ergonómicas, uma ao lado paciente e outra ao lado do profissional de saúde.

Organizada por Joana Mingacho, Gestora de Inovação do IPN, a visita teve como objetivo principal dar a conhecer o instituto e apresentar os programas e projetos desenvolvidos pelo ESA Space Solutions Portugal, especificamente o Coimbra Space Summer School (CSSS).
O CSSS é uma escola destinada a estudantes do Ensino Superior, empreendedores e todas as pessoas que tenham interesse na exploração da economia do espaço ou procurem desenvolver uma ideia de negócio baseada em tecnologia espacial para aplicações terrestes.

12 de Julho de 2024