IPN - Instituto Pedro Nunes - IPN demonstra competências em Inteligência Artificial Robótica para Telemedicina e Telereabilitação durante encontro de inovação na saúde

IPN     IPN Incubadora
IPN demonstra competências em Inteligência Artificial Robótica para Telemedicina e Telereabilitação durante encontro de inovação na saúde
Geral
Laboratórios de I&DT
 
Click here for the English version.


O Instituto Pedro Nunes (IPN) esteve presente no X Meetup Digital Health Portugal, um evento destinado a discutir inovações e a promover a sustentabilidade no setor da saúde, no dia 28 de junho de 2024.

João Quintas, Coordenador de R&D do Laboratório de Automática e Sistemas (LAS) do IPN, foi um dos oradores no painel de discussão “Implementação da Robótica na Saúde Portuguesa”, durante o qual demonstrou as competências e experiência do instituto na área da robótica médica e o processo de desenvolvimento de uma solução para tele-ecografias em tempo real.


Durante a sessão interativa “Demonstração de Tecnologias de Robótica, IA e Telemedicina na área expositiva”, João Quintas juntamente com Gabriela Simões, Investigadora do LAS, deram também a conhecer dois sistemas desenvolvidos pelo IPN, em colaboração com parceiros Europeus e nacionais, na área da Inteligência Artificial (IA) e Robótica.

Um dos sistemas, focado na tele-robótica, permite ao médico receber imagens ecográficas, realizar videoconferência com o paciente e sentir a força realizada durante o exame, à distância e em tempo real através de duas estações robotizadas, uma ao lado do paciente, e outra ao lado do médico. Este sistema robótico permite diminuir deslocações desnecessárias e dar acesso a cuidados de saúde a pacientes em áreas mais isoladas.

Já o sistema para telereabilitação é uma solução desenvolvida para ajudar pacientes com necessidades de estimulação cognitiva e física, bem como procedimentos de reabilitação específicos como o caso da paralisia facial. Através da utilização de tecnologia, os profissionais de saúde têm acesso a uma nova ferramenta que permite prestar apoio aos seus pacientes, à distância e com exercícios.


Luiza Almeida, Business Developer do LAS, teve a oportunidade de explorar e identificar possíveis parcerias entre o IPN e as organizações presentes no encontro.


O encontro teve como objetivo reunir especialistas em IA, Robótica e Telessaúde de forma a discutir as últimas tendências e inovações e explorar oportunidades e desafios para a implementação de tecnologias no sistema de saúde português.

A participação no evento foi uma oportunidade para o IPN reforçar o seu contributo para a inovação e o desenvolvimento tecnológico no setor da saúde em contexto nacional e internacional.

Data

5 de Julho de 2024

Partilhar