Click
here for the English version.
O Instituto Pedro Nunes (IPN), através do Laboratório de Informática e Sistemas (LIS), participou na reunião de avaliação final do projeto ARCADIAN-IoT, realizada em Bruxelas, no dia 20 de junho.
Este projeto, liderado pelo IPN, reuniu, durante três anos, especialistas de oito países europeus, com o objetivo de desenvolver a nova geração de mecanismos para melhorar a segurança, privacidade e confiança em ecossistemas de Internet das Coisas (IoT).
O ARCADIAN-IoT teve como foco principal a criação de soluções inovadoras que podem ser integradas em diversos contextos e aplicações, como smart grids, drones, ou acompanhamento remoto de pacientes. O objetivo era aumentar a segurança e a privacidade dos dispositivos e sistemas IoT utilizados globalmente.
Para alcançar esse objetivo, o projeto explorou e avançou tecnologias como:
- Self Sovereign Identity: Permite que os utilizadores controlem os seus próprios dados de forma segura e independente.
- eSIM como Root of Trust: Garante a autenticidade e a integridade dos dispositivos IoT.
- Reconhecimento facial a partir de drones: Possibilita a identificação precisa de indivíduos em ambientes complexos.
- IA federada: Assegura a privacidade dos dados ao distribuir o processamento de inteligência artificial entre diferentes entidades.
Através da combinação destas e várias outras tecnologias, o ARCADIAN-IoT propôs a criação de uma "Cadeia de Confiança" capaz de abranger todas as entidades que participam em sistemas IoT, como pessoas, dispositivos/objetos e aplicações/serviços.
O sucesso do ARCADIAN-IoT representa um passo significativo na proteção e segurança dos ecossistemas IoT. As soluções desenvolvidas no projeto fornecem respostas robustas aos desafios emergentes da era digital, garantindo maior confiabilidade e tranquilidade aos utilizadores de dispositivos e sistemas conectados.