IPN - Instituto Pedro Nunes - Instituto Pedro Nunes celebra 40 anos da EBN e reforça compromisso com a inovação e o empreendedorismo

O Instituto Pedro Nunes (IPN) esteve presente na cerimónia de celebração do 40ª aniversário do EBN - European Business & Innovation Centre Network.

O evento teve como tema central a pergunta "Porque é que a União Europeia está a ficar para trás em termos de inovação e como é que a capacidade de inovação pode ser acelerada?".

Durante a cerimónia foi apresentada uma nova ferramenta, a EU|BIC Innovation Ecosystem Building Framework, que visa apoiar os BIC’s a desenvolver e fortalecer os seus ecossistemas de inovação.

Jorge Pimenta, Diretor de Inovação do IPN, apresentou dois exemplos de programas que se enquadram no framework, nomeadamente, o Ineo Start e o Coimbra Space Training Camp.

O Ineo Start é um programa de aceleração de ideias de negócio ou projetos de base tecnológica, que visa apoiar na estruturação de negócios, expansão de redes de contactos e identificação de oportunidades de financiamento.

O Coimbra Space Training Camp é um curso de formação intensivo, organizado pelo IPN e o ESA Space Solutions Portugal, destinado a preparar profissionais para carreiras no setor espacial.

Membro ativo da EBN desde 2010, o IPN faz parte de uma rede composta por mais de 106 centros de inovação e incubadoras certificados como BIC’s (Business Innovation Centres). Juntos, estes centros desempenham um papel crucial no apoio ao desenvolvimento e crescimento de projetos inovadores, startups e PMEs em toda a Europa.

A participação do IPN na cerimónia dos 40 anos da EBN reforça o seu compromisso contínuo em promover a inovação e o empreendedorismo em Portugal e na Europa.

19 de Junho de 2024