Click
here for the English version.
O Instituto Pedro Nunes (IPN) dinamizou, no dia 4 de junho de 2024, o evento “
Acelerar a Internacionalização - Ferramentas e Apoios à Internacionalização de Startups”, no âmbito do
Pro-Global, um programa destinado à internacionalização de startups, projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência Português (PRR).
A abertura do evento contou com a presença de
João Gabriel Silva, Presidente da Direção do IPN, e de
Rui Miranda, Coordenador da Aceleradora de Empresas. De seguida,
Joana Afonso, Gestora de Projetos, apresentou o Pro-Global e a sua missão de apoiar startups de base tecnológica no processo de internacionalização.
Pedro Silveira da Direção Comercial da
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) apresentou não só a AICEP como também os diferentes tipos de apoio de investimento e internacionalização de empresas nacionais.
Cristina Miguens, Diretora Geral da
WIND, abordou a internacionalização numa perspetiva de reflexão, mencionando a necessidade de verificar competências internas, estratégias por parte da startup antes de avançar com o processo de internacionalização no mercado desejado.
Em seguida,
Patrícia Roque, Diretora de Comunidade e Comunicações da Startup Portugal, apresentou a
Startup Portugal, as iniciativas Business Abroad, Road2WebSummit, Startup Visa, Tech Visa, e One Stop Shop, mencionando também a nova lei das startups.
Durante a tarde,
Pedro Silveira da
AICEP introduziu ações específicas da AICEP direcionadas à internacionalização de startups, nomeadamente, ações nos mercados, visitas de investidores e players a Portugal e programas de aceleração. Foram também apresentadas as iniciativas Programa Exportar Online e Startups Connecting Links.
Miguel Neves Matias, Diretor Comercial da
Região de Coimbra, CGD, abordou não só a importância e as condições do financiamento na exportação, como assegurar recebimentos e pagamentos, o financiamento após a prestação de serviços, como também mencionou os créditos ao importador, a cobertura de riscos e outros serviços para exportadoras.
O ponto focal do evento foi a RoundTable, moderada por
Paulo Santos, Diretor Executivo da Incubadora e Aceleradora do IPN, que contou com a participação de representantes de três empresas do ecossistema do IPN:
João Gonçalves, CEO da
Openlimits,
Rui Sales, CEO da
Stratio, e
Silvério Mendes, Diretor de Marketing e Business Developer da
Take the Wind. Durante a sessão, os três empresários partilharam os seus testemunhos sobre o processo de internacionalização, desde os primeiros passos, as estratégias utilizadas, as competências chaves até aos maiores desafios e dificuldades no decorrer do processo.
Durante o evento, os participantes puderam aprender mais sobre financiamento e incentivos à internacionalização, conhecer novos programas e ferramentas de apoio a startups para estabelecerem o seu negócio no mercado internacional, como também assistir a uma mesa redonda, durante a qual especialistas e fundadores de empresas falaram sobre a sua jornada de internacionalização.