IPN - Instituto Pedro Nunes - TEF-Health apresenta catálogo de serviços para empresas no setor da Saúde

TEF-Health apresenta catálogo de serviços para empresas no setor da Saúde

O Instituto Pedro Nunes (IPN) esteve presente, no dia 4 de março de 2024, no evento All AI TEF’s Open for Business, em Berlim, representando o Nó Português do projeto TEF-Health.

Durante o evento, decorreram sessões de esclarecimentos de todos os TEFs, demonstrando como projetos inovadores com base em Inteligência Artificial estão a criar soluções e a agilizar o processo de certificação de dispositivos médicos no mercado europeu e internacional.

Foi ainda apresentado o catálogo de serviços e benefícios do TEF-Health direcionado a startups e PMEs no setor da saúde. Alguns dos serviços incluem testes clínicos e validação, apoio regulamentar e apoio ao desenvolvimento de negócios, acesso a hospitais, laboratórios vivos, RTOs, ecossistemas de inovação, acesso físico e digital a recursos de grande escala, entre outros.

O TEF-Health (Testing and Experimentation Facility for Health AI and Robotics) é uma iniciativa da Comissão Europeia que tem como objetivo facilitar e acelerar a certificação e os testes de dispositivos médicos com base em Inteligência Artificial e Robótica, unindo uma rede de infraestruturas de testes e experimentação em 9 países Europeus.

O IPN lidera o consórcio nacional deste projeto que conta com a participação da Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra), Unidade Local de Saúde de São João (ULS de São João), Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Health Cluster Portugal e EIT Health Innostars.

5 de Junho de 2024