IPN - Instituto Pedro Nunes - IPN promove o Startup Capital Summit, reunindo mais de 1100 participantes para impulsionar a inovação em Portugal

Aceleradora

O Instituto Pedro Nunes (IPN) dinamizou a terceira edição do Startup Capital Summit, realizada no passado dia 10 de maio, em Coimbra. O evento, considerado o maior do país no âmbito do capital de risco, inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia, atraiu mais de 1100 participantes, estabelecendo um novo recorde de adesão.

A iniciativa, organizada pela Universidade de Coimbra (UC) em parceria com o Instituto Pedro Nunes e a Câmara Municipal de Coimbra, destacou-se como um fórum de excelência para startups, empreendedores, investidores, empresas, investigadores e estudantes, tanto a nível nacional como internacional. Sob o lema "Impulsionar a inovação em Portugal", o evento proporcionou um ambiente de networking dinâmico, enriquecido por debates e conferências sobre temas cruciais, como capital de risco, tecnologia, inteligência artificial, espaço, biotecnologia e sustentabilidade.

A sessão de abertura contou com a presença do presidente da Direção do IPN, João Gabriel Silva, do reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, do presidente da Câmara, José Manuel Silva, e do secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira. Para João Gabriel Silva, o crescimento exponencial do Startup Capital Summit ao longo dos anos é reflexo do seu impacto positivo e da rápida adoção pelo ecossistema.

Além dos debates e conferências, o evento também proporcionou oportunidades valiosas de networking e pitching para startups, contribuindo para a criação de parcerias e investimentos estratégicos.

André Baptista, da Ethiack, partilhou o seu percurso de vida enquanto empreendedor, enquanto Rui Sales, da Stratio, participou do painel "Silicon Valley: Qual o caminho para o sucesso". Carlos Cerqueira, da Neuraspace, e Carla Duarte, do Instituto Pedro Nunes, destacaram-se no painel "Espaço: a próxima fronteira". José Basílio Simões, da Cleanwatts, discutiu sobre "Sustentabilidade Hoje - Desafios e Oportunidades", enquanto João Pedro Rodrigues, da The Loop Co., ex-incubada, apresentou "A sustentabilidade como oportunidade de negócio". Jorge Monteiro, da Ethiack, abordou "Cibersegurança & Startups: Desafios e Estratégias", enquanto Tiago Rebelo, da Connected, do programa ESA BIC Portugal, falou sobre "Conectividade IoT via Satélite: Desafios e Aplicações". João Pedro Barreto, da Perceive3D, partilhou lições aprendidas sobre "Acordos de Licenciamento", e Marcos Mariz, da INEYE PHARMA & TIMEUP, discutiu "Criação de Spin-off: O que evitar. Ficar parado!". António Lindo da Cunha, Diretor do Laboratório de Automática e Sistemas do IPN, trouxe insights sobre "Redes de investigação e inovação em saúde: do laboratório ao mercado".

Para além disso, diversas empresas participaram na Pitch Competition, incluindo a Fibersight, Zenisort, build.ing, Framedrop, ByTheLaw, SafeCaring, Visible Sports, noytrall, TimeUp, Protegé, BrightGov e iBoss, sendo a TimeUp a grande vencedora.

O Startup Capital Summit reforça o compromisso contínuo do Instituto Pedro Nunes em impulsionar a inovação e o empreendedorismo em Portugal. À medida que o evento continua a crescer em escala e impacto, espera-se que o seu papel vital no fortalecimento do ecossistema de startups do país se perpetue e se intensifique nos anos vindouros.

13 de Maio de 2024