IPN - Instituto Pedro Nunes - Instituto Pedro Nunes procura empresas com soluções de Inteligência Artificial e Robótica no setor da saúde no âmbito do TEF-Health

IPN     IPN Incubadora
Instituto Pedro Nunes procura empresas com soluções de Inteligência Artificial e Robótica no setor da saúde no âmbito do TEF-Health
Geral
Laboratórios de I&DT
 
Click here for the English version.


O Instituto Pedro Nunes (IPN), no âmbito do TEF-Health - Testing and Experimentation Facility for Health AI and Robotics, anuncia a abertura de uma call para a apresentação de propostas para startups e Pequenas e Médias Empresas (PMEs) em todos os Estados-Membros da União Europeia (UE) no campo da Inteligência Artificial (IA) e Robótica nos cuidados de saúde.


O TEF-Health é uma iniciativa da Comissão Europeia que pretende agilizar o processo de certificação e testes de tecnologia baseada em Inteligência Artificial e Robótica na área da saúde, estabelecendo uma rede de infraestruturas de testes e experimentação em 9 países Europeus. O Instituto Pedro Nunes lidera o consórcio nacional que conta com a participação do Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra), Unidade Local de Saúde de São João (ULS de São João), no Porto, Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Health Cluster Portugal e EIT Health Innostars. Além de liderar a rede nacional, o IPN será também um dos fornecedores de serviços especializados, e apoiará PMEs e Startups na área regulamentar e de apoio à certificação e ainda testagem de soluções em ambiente laboratorial.

Sobre a call:
O TEF-Health está equipado para fornecer serviços de validação para soluções baseadas em IA e Robótica em vários domínios médicos. Esta call é uma porta de entrada para startups e PMEs identificarem parceiros ideais para projetar e conduzir estudos de validação em colaboração para produtos ou serviços de saúde inovadores enraizados na tecnologia de IA ou Robótica.

Benefícios para as empresas selecionadas:
As startups e PMEs selecionadas através beneficiarão de um roteiro abrangente que inclui:
- Matchmaking com prestadores de serviços portugueses do TEF-Health.
- Acesso a serviços que não estão atualmente disponíveis no mercado.
- Orçamentos de serviços de prestadores portugueses do TEF-Health.
- Assinatura do contrato de adesão.
- Implementação dos serviços TEF-Health.
- Relatório de avaliação do produto/piloto após a implementação do serviço.
- Um produto/piloto final com Technology Readiness Level (TRL) entre 5 e 9.

Auxílios de Estado e descontos:
As empresas selecionadas podem receber auxílios de estado sob a forma de descontos nos serviços, nas condições aplicáveis, incluindo:
- Auxílio à inovação para as PME, não superior a 200 000 euros por empresa durante 3 exercícios financeiros ou,
- Auxílio De Minimis, não superior a 200 000 euros por empresa durante 3 exercícios financeiros.

Quem se pode candidatar:
As startups e PMEs dos estados membros da UE são elegíveis para se candidatarem se cumprirem certos critérios, incluindo serem legalmente constituídas num estado membro da UE, atenderem à definição da UE de uma PME e demonstrarem um TRL mínimo de 4 para as suas soluções de IA ou Robótica.

Processo de candidatura:
O processo de candidatura envolve várias fases, incluindo a avaliação da elegibilidade, a avaliação e a aprovação para obter acesso ao catálogo português de serviços TEF-Health.

Como se pode candidatar:
As startups e PMEs interessadas podem candidatar-se através do site www.tefhealth.eu/call, seguindo o processo de candidatura descrito no documento da call.

Para mais informações sobre a call e os requisitos de elegibilidade pormenorizados, consulte o documento oficial do concurso disponível em www.tefhealth.eu

Os interessados podem assistir ao webinar informativo no dia 14 de fevereiro de 2024, das 12:30 às 13:30, hora da Europa Central (CET), para saber mais sobre o processo. Inscreva-se aqui.

Para mais informações, contactar: info@tefhealth.eu 

Data

7 de Fevereiro de 2024

Partilhar