IPN - Instituto Pedro Nunes - IPN e TÜV SÜD unem esforços para fomentar inovação e regulamentação em dispositivos médicos

No passado dia 10 de novembro, o Instituto Pedro Nunes (IPN) recebeu a visita de representantes da TÜV SÜD, um dos mais relevantes Organismos Notificados para dispositivos médicos e dispositivos médicos de diagnóstico in vitro.

Agnese Mengoli e Stefano Bolletta, representantes TÜV SÜD Itália, responsável pelas operações da TÜV SÜD em Portugal no âmbito dos dispositivos médicos e Diagnóstico in vitro, tiveram a oportunidade de conhecer o IPN, nomeadamente a Incubadora e Aceleradora de empresas, o Departamento de Valorização do Conhecimento e da Inovação (VCI) e o Laboratório de Automática e Sistemas (LAS).

Na segunda metade do dia, os representantes da TÜV SÜD juntaram-se a Sandra Balseiro, responsável pela Unidade de Apoio Regulamentar de Dispositivos Médicos do IPN, para dinamizar um evento informativo dedicado à temática da regulamentação de dispositivos médicos.

Durante o evento, Sandra Balseiro, partilhou a sua vasta experiência como expert, abordando o contexto regulamentar que molda o cenário atual. Agnese Mengoli e Stefano Bolletta falaram sobre o papel dos "Notified Bodies" na Regulação de Dispositivos Médicos na União Europeia (UE 2017/745) e no Regulamento de Dispositivos Médicos para Diagnóstico In Vitro (UE 2017/746). Houve, ainda um, Q & A que proporcionou à audiência a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o tema.

Esta colaboração entre o IPN e a TÜV SÜD revela-se importante na promoção da inovação e da conformidade regulamentar na área de dispositivos médicos e do diagnóstico in vitro.

O LAS tem uma vasta experiência em tecnologias de saúde, dispositivos médicos e dispositivos médicos de diagnóstico in vitro. Saiba mais em http://medicaldevices.ipn.pt

13 de Novembro de 2023