Click
here for the English version.
O Laboratório de Informática e Sistemas (LIS) do Instituto Pedro Nunes (IPN) irá desenvolver, em parceria com a NEFROVIDA, um Sistema Informático de Gestão da Diálise e da Saúde Renal (SIG DSR), com vista à digitalização dos processos de informação, gestão e prestação de cuidados de saúde nesta área.
Este projeto, cuja implementação decorrerá ao longo do próximo ano, foi oficialmente lançado no dia 6 de novembro, na sede do Grupo Global Health Company, no iParque, em Coimbra.
Este Sistema Informático de Gestão, que será único em Portugal, será capaz de captar, tratar e integrar informação clínica e pessoal relativa ao doente/utente, simplificando processos e permitindo uma prestação de cuidados de saúde mais eficiente e com elevados padrões de qualidade. O SIG DSR está a ser desenhado de modo a responder às necessidades de doentes/utentes, médicos, enfermeiros e todos os profissionais de saúde que se dedicam à área da nefrologia, para quem o sucesso da sua atividade depende do acesso rápido, simplificado e seguro, à informação mais atualizada sobre a pessoa em tratamento.
Esta ferramenta também vai permitir responder a necessidades que vão para além da prestação direta de cuidados, como são todos os processos de informação e de gestão, nomeadamente de conferência, preparação e envio de documentos vários às várias entidades, públicas e privadas (ex. laboratórios de análises clínicas, instituições estatais), até ao arquivo e conclusão de qualquer intervenção, pontual ou prolongada.
O LIS desempenhará um papel fundamental no desenvolvimento deste sistema, aplicando conhecimento e experiência relevante em áreas como IoT (Internet of Things), integrações multissistema (ex. integrações com dispositivos médicos) e desenvolvimento low code, o qual será utilizado para acelerar o processo de desenvolvimento, garantindo eficiência e agilidade.
De facto, a transferência de conhecimento e tecnologia será uma vertente essencial, destacando o compromisso do laboratório em robustecer o ecossistema regional de saúde, através do desenvolvimento de sistemas que melhorem a prestação de cuidados, em particular na área da nefrologia, mas também aumentar a resiliência do tecido empresarial regional por via da aposta na digitalização e inovação.
O SIG DSR faz parte de uma estratégia de inovação assumida pela NEFROVIDA para os próximos anos, a qual inclui ainda a implementação de um segundo projeto de investigação e desenvolvimento destinado à Monitorização Remota/Virtual de Doentes Renais. Este projeto contará com a participação do Instituto Pedro Nunes e a Universidade de Coimbra e permitirá à NEFROVIDA realizar o acompanhamento contínuo do utente no domicílio, numa lógica de administração preventiva ou atempada de cuidados de saúde, sempre que necessário.