Click
here for the English version.
No passado dia 26 de outubro, o Instituto Pedro Nunes (IPN) esteve presente no 5º Integration Day do Projeto Scorpion, uma iniciativa europeia financiada pelo Programa Horizonte 202, que contou com o apoio da Sogrape, e decorreu na Quinta do Seixo, em Pinhão.
Desenvolver robôs autónomos para pulverizar vinhas de montanha, sem desperdício de químicos, com vantagens ambientais e económicas é o objetivo deste projeto europeu. Estas novas tecnologias vão permitir uma redução no uso de fitofármacos e um aumento dos níveis de mecanização e automação em vinhas de montanha e culturas arbóreas, em geral, o que se traduz em benefícios ambientais (menos poluição química) e económicos.
José Ricardo Aguilar, Responsável do Departamento Jurídico e de Propriedade Intelectual, e António Cunha, Diretor Adjunto do Laboratório de Automática e sistemas, representaram o IPN neste evento durante o qual foram apresentados, a um conjunto de players da fileira vitivinícola, os resultados deste projeto, com enfoque especial na aplicação da robótica no tratamento da vinha.
No dia 27 de outubro, realizou-se a reunião final do projeto na sede do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), no Porto. O INESC TEC lidera este projeto, contando com o apoio estratégico do Instituto Pedro Nunes na exploração e proteção dos resultados obtidos no decorrer do projeto.