IPN - Instituto Pedro Nunes - Instituto Pedro Nunes promove inovação no Setor Vitivinícola

IPN     IPN Incubadora
Instituto Pedro Nunes promove inovação no Setor Vitivinícola
Geral
 
Click here for the English version. 

No passado dia 26 de outubro, o Instituto Pedro Nunes (IPN) esteve presente no 5º Integration Day do Projeto Scorpion, uma iniciativa europeia financiada pelo Programa Horizonte 202, que contou com o apoio da Sogrape, e decorreu na Quinta do Seixo, em Pinhão.


Desenvolver robôs autónomos para pulverizar vinhas de montanha, sem desperdício de químicos, com vantagens ambientais e económicas é o objetivo deste projeto europeu. Estas novas tecnologias vão permitir uma redução no uso de fitofármacos e um aumento dos níveis de mecanização e automação em vinhas de montanha e culturas arbóreas, em geral, o que se traduz em benefícios ambientais (menos poluição química) e económicos.  


José Ricardo Aguilar, Responsável do Departamento Jurídico e de Propriedade Intelectual, e António Cunha, Diretor Adjunto do Laboratório de Automática e sistemas, representaram o IPN neste evento durante o qual foram apresentados, a um conjunto de players da fileira vitivinícola, os resultados deste projeto, com enfoque especial na aplicação da robótica no tratamento da vinha.

No dia 27 de outubro, realizou-se a reunião final do projeto na sede do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), no Porto. O INESC TEC lidera este projeto, contando com o apoio estratégico do Instituto Pedro Nunes na exploração e proteção dos resultados obtidos no decorrer do projeto.

Data

31 de Outubro de 2023

Partilhar