Click
here for the English version.
O Instituto Pedro Nunes (IPN) tem vindo a reforçar a sua posição no panorama internacional como parte da rede EIT Health, rede que reúne mais de 130 entidades de investigação e desenvolvimento, universidades e empresas europeias no campo da saúde. A Rede EIT Health tem como objetivo construir um ecossistema que permita o desenvolvimento de cuidados de saúde para o futuro, para que os cidadãos europeus possam viver vidas mais longas e saudáveis.
Durante este mês de setembro, irá realizar-se o MedTech Bootcamp 2023, trata-se de um programa online de seis semanas destinado a startups de medtech e saúde digital em fase inicial, para ajudar a transformar o seu conceito numa prova válida e entrar no mercado europeu. O IPN é um dos parceiros deste Bootcamp liderado pela FAU Erlangen-Nürnberg, uma das maiores universidades de investigação da Alemanha, sendo responsável por dinamizar o módulo de Business.
De sublinhar que o IPN foi recentemente reconhecido como líder em inovação em saúde no relatório
InnoStars Assessment of Healthcare Innovation Ecosystem Maturity do EIT Health. O relatório avalia a maturidade de dez ecossistemas de inovação em saúde em países da Europa Central, Oriental e Meridional, incluindo Portugal e reconhece a importância do papel do IPN no
apoio a startups de saúde em fase inicial através de programas de mentoria, financiamento e acesso a infraestruturas; na
investigação e inovação em áreas como a inteligência artificial, a medicina personalizada e a saúde digital; e na
criação de cultura de empreendedorismo em saúde através de programas de mentoria e aceleração, bem como a organização permanente de eventos e conferências que ajudam a ligar startups, investidores e parceiros.
Este reconhecimento internacional é o resultado do esforço concertado entre as diferentes valências do IPN, nomeadamente do Departamento de Valorização do Conhecimento e Inovação, através promoção dos programas de aceleração e mentoria, e do Laboratório de Automática e Sistemas (LAS) que tem uma vasta experiência em tecnologias de saúde, dispositivos médicos e diagnóstico in vitro, bem como no apoio regulamentar.
Desde 2022, o IPN acolhe a sede do EIT Health InnoStars em Portugal, tornando-o o centro das atividades que impulsionam a inovação no setor de saúde no país.
Também a colaboração entre o IPN e a Universidade de Coimbra tem sido fundamental neste âmbito, contribuindo para o desenvolvimento contínuo de soluções médicas inovadoras.