IPN - Instituto Pedro Nunes - Instituto Pedro Nunes fomenta regulamentação europeia de produtos para saúde no Brasil

IPN     IPN Incubadora
Instituto Pedro Nunes fomenta regulamentação europeia de produtos para saúde no Brasil
Laboratórios de I&DT
 
Click here for the English version.

O Instituto Pedro Nunes (IPN), em parceria com o CIETEC e o InovaHC, dinamizou o evento ”Regulamentação de Produtos para Saúde no Brasil e União Europeia”, durante um encontro de grande relevância para o setor de saúde, no dia 26 de maio, no Brasil.

O auditório do InovaHC foi palco de discussões sobre internacionalização de soluções de dispositivos médicos, reunindo startups de HealthTechs e Biotechs interessadas em expandir as suas operações para o mercado europeu.


O evento teve início com as boas-vindas de Luciana L., representante do Núcleo de Inovação Tecnológica do HCFMUSP, que ressaltou a importância da colaboração entre instituições para impulsionar a inovação no setor de saúde. Em seguida, Felipe Massami Maruyama, Diretor de Operações do Cietec, compartilhou insights valiosos com os participantes.

José Rodrigues, do IPN, compartilhou as ações nacionais e internacionais desenvolvidas pela instituição, destacando os laboratórios e programas de incubação e aceleração.

Para abordar a temática central do evento, Renata Rothbarth, representante do escritório de advocacia Mattos Filho, trouxe uma visão aprofundada sobre a regulamentação de produtos para a saúde no Brasil. Durante sua palestra, esclareceu dúvidas dos participantes em relação aos processos regulatórios brasileiros e à atuação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).


Ainda no evento, Natalia de Souza Lescura, da Unidade de Apoio Regulamentar de Dispositivos Médicos do IPN, compartilhou valiosas dicas práticas sobre o processo de regulamentação de dispositivos médicos na União Europeia. Natalia enfatizou as diferentes obrigações e as diversas oportunidades disponíveis para startups que desejam expandir os seus horizontes e entrar no mercado europeu.

Ao promover esse encontro, o IPN proporcionou aos participantes a oportunidade de aprender com especialistas em regulamentação de produtos para a saúde, tanto no Brasil quanto na União Europeia. Além disso, o evento proporcionou um espaço para networking e troca de experiências entre as startups presentes.

O IPN, através do seu Laboratório de Automática e Sistemas (LAS), está capacitado para apoiar a sua organização no processo de certificação de Dispositivos Médicos e de Dispositivos Médicos de Diagnóstico in vitro. Através das necessidades identificadas, o IPN apoia a sua organização através de um serviço personalizado. Saiba mais em https://www.ipn.pt/laboratorio/LAS/servico?id=2  

Data

17 de Julho de 2023

Partilhar