IPN - Instituto Pedro Nunes - IPN vai ajudar a impulsionar o empreendedorismo digital em áreas rurais da Europa

O Instituto Pedro Nunes (IPN), através do Habitat de Inovação Empresarial nos Sectores Estratégicos (HIESE) , vai ajudar a impulsionar o empreendedorismo digital em zonas rurais da Europa, através do projeto Rural Creative Labs. Este projeto, liderado pelo IPN, tem como objetivo principal melhorar o intercâmbio de boas práticas e metodologias de aprendizagem digital entre três países da União Europeia: Portugal, Espanha e Itália.

Entre os objetivos específicos do projeto, destaca-se a promoção do intercâmbio de boas práticas e metodologias de aprendizagem digital entre os três países parceiros. Além disso, será desenvolvida formação transnacional de qualidade e oportunidades de trabalho em rede para capacitar jovens adultos e educadores que residem em zonas rurais. Outro ponto importante é o aumento das competências transversais, do empreendedorismo e das competências digitais dos jovens adultos e educadores de adultos que vivem em zonas rurais, tanto a nível local quanto global. Por fim, o projeto visa contribuir para o sentimento de pertença enquanto cidadãos europeus, por meio da criação de uma rede europeia.

Nos dias 24 e 25 de maio, o consórcio do projeto esteve reunido no HIESE, em Penela. Durante o encontro, os parceiros do projeto tiveram a oportunidade de conhecer as ferramentas que serão utilizadas, além de esclarecer as responsabilidades e estabelecer uma calendarização. Também foram discutidas as diretrizes para a formação transnacional voltada aos educadores de adultos, a qual está agendada para ocorrer em setembro, em Espanha.

O Rural Creative Labs é um projeto Erasmus+ liderado pelo Instituto Pedro Nunes, em parceria com a FARE Cooperativa Sociale e pelo FAB León.

14 de Junho de 2023