1. Quem se pode candidatar?
Podem candidatar-se ao presente concurso start-ups e micro, pequenas e médias empresas de qualquer natureza, legalmente constituídas e sob qualquer forma jurídica.
2. Em que áreas deverão os projetos estar inseridos?
Poderão ser apoiados projetos alinhados com os domínios prioritários da Estratégia Nacional para a Especialização Inteligente 2030: Transição digital; Materiais, Sistemas e Tecnologias de Produção; Transição Verde; Sociedade, Criatividade e Património; Saúde, Biotecnologia e Alimentação; Grandes Ativos Naturais: Floresta, Mar e Espaço.
3. Quais os apoios concedidos pelo concurso?
O apoio concedido aos projetos selecionados traduzir-se-á nos seguintes serviços: a) Serviços de investigação e desenvolvimento (I&D) na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com vista ao desenvolvimento de MVP – máx. 640 horas; b) Serviços de mentoria especializada orientada ao negócio – máx. 20 horas.
4. Em que se poderão traduzir os Serviços de investigação e desenvolvimento (I&D) na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)?
O apoio a prestar na área TIC poder-se-á traduzir em: a) Serviços de consultoria tecnológica; b) Serviços de desenvolvimento de software.
Os candidatos deverão incluir na descrição de projeto os tipos de serviços requeridos, assim como as horas previstas para execução do projeto até aos limites definidos no Aviso.
5 .Que áreas tecnológicas serão apoiadas pelo IPN?
No contexto do Concurso para projetos digitais inovadores, serão apoiados projetos em linha com a experiência e competências do Laboratório de Informática e Sistemas do IPN. Mais informação sobre as áreas de expertise pode ser consultada na seguinte página
https://www.ipn.pt/laboratorio/LISNo que diz respeito ao apoio a processos de desenvolvimento web, a equipa de apoio apresenta experiência e expertise, entre outras, nas seguintes áreas: ASP.NET; Angular; JavaScript; SQL Server; MySQL; PostgreSQL.
6. Qual a duração máxima dos projetos?
Os projetos poderão ter entre 6 e 8 meses, em função da tipologia de projeto requerida.
7. Uma entidade pode submeter mais do que uma candidatura?
Não. Cada entidade só poderá submeter uma candidatura ao presente concurso.
8. Quantos projetos serão apoiados?
Serão apoiados no máximo 3 projetos.
9. Quais os critérios de seleção dos projetos?
As candidaturas consideradas elegíveis serão hierarquizadas de 0 a 5, em função dos seguintes critérios: Critério A – Grau de inovação; Critério B – Impacto; Critério C – Implementação; Critério D – Alinhamento com ENEI .2030
Apenas serão considerados elegíveis projetos com pontuação igual ou superior a 3.
10. Qual a data-limite para submissão de candidaturas?
As candidaturas estarão abertas até ao dia 13 de outubro. No entanto, o IPN reserva-se ao direito de fechar o Concurso antecipadamente assim que forem recebidas 20 candidaturas.
11. Podem candidata-se empresas estrangeiras?
Não. Apenas empresas com NIF português de podem candidatar ao presente concurso.
12. Em que língua devem ser escritas as candidaturas?
Todas as candidaturas devem ser escritas em português.