IPN - Instituto Pedro Nunes

IPN     IPN Incubadora

    ReMAP
    Real-time Condition-based Maintenance for Adaptative Aircraft Maintenance Planning

    Desafio

    Atualmente, a maioria da manutenção aeronáutica é preventiva, significando isto que os sistemas e componentes são inspecionadas enquanto estão ainda em boas condições. A manutenção aeronáutica é pré-agendada segundo intervalos fixos, sejam estes determinados por horas de voo; ciclos de voo ou períodos temporais, dependendo daquele que ocorra primeiro.

    Este método resulta em sobre-manutenção devido ao facto de as partes serem muitas vezes substituídas enquanto se encontram ainda em boas condições, ou seja, sem terem ainda atingido o fim da sua vida útil.

    Nas últimas décadas, as aeronaves têm vindo a transformar-se em sistemas muito complexos que geram terabytes de informação por dia. Esta informação pode ser muito útil, se usada, por exemplo, para determinar o restante tempo de vida útil de determinado componente. Isto reduz a necessidade de inspeções manuais e permite a implementação de manutenção preditiva (baseada no real estado das peças, componentes e sistemas).

    Solução / Objetivo Principal

    O projeto ReMAP é um projeto financiado pelo programa H2020, o qual pretende reforçar a liderança europeia na área da aeronáutica, através do desenvolvimento de uma solução open-source dedicada à manutenção de aeronaves: sistema integrado de gestão da manutenção de frotas (Integrated Fleet Health Management, IFHM).
    O projeto trata a temática da adoção de manutenção preditiva no contexto aeronáutico sob duas perspetivas: desenvolvimento e teste da solução IFHM através da instalação de um piloto e a promoção de um roadmap europeu comum no sentido do uso futuro de manutenção preditiva na aviação.

    No sentido de potenciar o impacto do ReMAP, o projeto junta, desde o seu início, um conjunto de stakeholders de relevo na área aeronáutica. A participação destes stakeholders externos garantirá que o projeto endereça questões de relevo para a indústria, como as suas principais necessidades e preocupações.

    Ao substituir inspeções baseadas em intervalos fixos por intervenções alicerçadas no estado real das peças e componentes, prevê-se que o projeto venha a ter um impacto de cerca de 700M/euros por ano na aviação europeia. Isto devido não apenas a uma diminuição dos custos de manutenção e redução de eventos de manutenção não previstos, mas também devido ao aumento da disponibilidade das aeronaves.

    Objetivos, Atividades e Resultados esperados / atingidos

    Objetivos Atingidos:
    • Plataforma cloud;

    • Solução integrada de sensorização para Monitorização de estruturas;

    • Modelos de diagnóstico e prognóstico para estruturas;

    • Modelos de diagnóstico e prognóstico para sistemas;

    • Sistema de apoio à decisão para gestão da manutenção;

    • Livro branco sobre o futuro da Regulamentação e processos industriais associados a processos de Manutenção baseada em Condição;

    • Plano de ação estratégico para a adoção de processos de Manutenção Baseados em Condição.

    Referência do projeto

    Grant Agreement No 769288

    Financiamento


    Região de Intervenção

    Países Baixos, Espanha, França, Portugal, Suíça, Irlanda e Grécia

    Investimento Total

    6.806.742,50

    Investimento do IPN

    439.000,00

    Elegível Total

    6.806.742,50

    Elegível do IPN

    439.000,00

    Apoio Financeiro da UE - Total

    6.806.742,50

    Apoio Financeiro da UE – IPN

    439.000,00

    Duração

    51 Meses

    Data de Início

    2018-06-01

    Data de Fim

    2022-08-31

    Data de Aprovação

    2018-04-23

    Consórcio

    Technische Universiteit Delft 
    ATOS Spain S.A.
    CEDRAT Technologies
    Ecole Nationale Supérieure d’Arts et Métiers
    Embraer Portugal S.A.
    Instituto Pedro Nunes 
    Koninklijke Luchtvaart Maatschappij N.V.
    Office National D'Etudes et de Recherches Aerospatiales
    Optimal Structural Solutions
    Smartec 
    United Technologies Research Centre Ireland
    University of Coimbra 
    University of Patras 

    Parceiros

    Airbus SAS
    Empresa Brasileira de Aeronáutica
    European Aviation Safety Agency
    Prof. Fu-Kuo Chang 
    Goodrich Actuation Systems SAS, UTC Aerospace Systems 
    Royal Dutch Air Force
    Thales Avionics

    Website

    https://h2020-remap.eu

    Palavras-chave

    Manutenção preditiva;
    Manutenção de Aeronaves;
    Algoritmos de Diagnóstico e Prognóstico;
    Inteligência Artificial.