Atualmente, a maioria da manutenção aeronáutica é preventiva, significando isto que os sistemas e componentes são inspecionadas enquanto estão ainda em boas condições. A manutenção aeronáutica é pré-agendada segundo intervalos fixos, sejam estes determinados por horas de voo; ciclos de voo ou períodos temporais, dependendo daquele que ocorra primeiro.
Este método resulta em sobre-manutenção devido ao facto de as partes serem muitas vezes substituídas enquanto se encontram ainda em boas condições, ou seja, sem terem ainda atingido o fim da sua vida útil.
Nas últimas décadas, as aeronaves têm vindo a transformar-se em sistemas muito complexos que geram terabytes de informação por dia. Esta informação pode ser muito útil, se usada, por exemplo, para determinar o restante tempo de vida útil de determinado componente. Isto reduz a necessidade de inspeções manuais e permite a implementação de manutenção preditiva (baseada no real estado das peças, componentes e sistemas).
O projeto ReMAP é um projeto financiado pelo programa H2020, o qual pretende reforçar a liderança europeia na área da aeronáutica, através do desenvolvimento de uma solução open-source dedicada à manutenção de aeronaves: sistema integrado de gestão da manutenção de frotas (Integrated Fleet Health Management, IFHM).
O projeto trata a temática da adoção de manutenção preditiva no contexto aeronáutico sob duas perspetivas: desenvolvimento e teste da solução IFHM através da instalação de um piloto e a promoção de um roadmap europeu comum no sentido do uso futuro de manutenção preditiva na aviação.
No sentido de potenciar o impacto do ReMAP, o projeto junta, desde o seu início, um conjunto de stakeholders de relevo na área aeronáutica. A participação destes stakeholders externos garantirá que o projeto endereça questões de relevo para a indústria, como as suas principais necessidades e preocupações.
Ao substituir inspeções baseadas em intervalos fixos por intervenções alicerçadas no estado real das peças e componentes, prevê-se que o projeto venha a ter um impacto de cerca de 700M/euros por ano na aviação europeia. Isto devido não apenas a uma diminuição dos custos de manutenção e redução de eventos de manutenção não previstos, mas também devido ao aumento da disponibilidade das aeronaves.
Objetivos Atingidos:
• Plataforma cloud;
• Solução integrada de sensorização para Monitorização de estruturas;
• Modelos de diagnóstico e prognóstico para estruturas;
• Modelos de diagnóstico e prognóstico para sistemas;
• Sistema de apoio à decisão para gestão da manutenção;
• Livro branco sobre o futuro da Regulamentação e processos industriais associados a processos de Manutenção baseada em Condição;
• Plano de ação estratégico para a adoção de processos de Manutenção Baseados em Condição.