Com base nas tendências prevalecentes, a miopia e a alta miopia estão a aumentar a um ritmo acelerado, prevendo-se que afectem, respetivamente, 50% e 10% da população mundial até 2050. A alta miopia, associada a um elevado risco de cegueira e a graves problemas de visão (glaucoma, maculopatias...), pode ser travada quando detectada precocemente. A taxa mais elevada de aparecimento de miopia ocorre em crianças entre os 6 e os 10 anos de idade, o que as torna um grupo etário especial a monitorizar. Contudo, a deteção precoce da miopia permanece um desafio.
Tirando partido de um formato inovador, de um preço competitivo (5 vezes mais barato do que os concorrentes) e da tecnologia de Inteligência Artificial, o SnapSight é um dispositivo médico digital concebido para apoiar novos protocolos de rastreio e promover um acompanhamento contínuo dos cuidados visuais.
O projeto visa fornecer ao mercado europeu uma ferramenta fiável e rentável para o rastreio da miopia em crianças. Este dispositivo destina-se a ser utilizado por médicos com menos experiência em optometria (pediatras, médicos de clínica geral) ou por especialistas não optométricos (por exemplo, enfermeiros) com um excelente desempenho em termos de exatidão, a fim de limitar as falsas referenciações e os tratamentos desnecessários (ou desnecessariamente precoces).