A zona sudoe (Espanha, Portugal e Sudoeste de França) beneficia de um ecossistema industrial forte e dinâmico, que se situa principalmente nas zonas urbanas, as zonas rurais estão a sofrer um despovoamento. Por outro lado, as indústrias enfrentam novas necessidades para diminuir o seu impacto ambiental.
Desenvolver um programa de criação e aceleração de empresas em fase de arranque nas zonas rurais para a transição ecológica nos sectores da indústria transformadora (com especial incidência nos sectores aeroespacial e automóvel).
O projeto SCAIRA visa desenvolver um programa de formação para o apoio à criação e aceleração de start-ups em territórios rurais, para promover a transição verde da indústria, com destaque nos setores Aeroespacial e Automóvel. Historicamente, estes sectores têm uma forte implantação no território SUDOE, com um número significativo de empresas a serem alvo nesta transição. O SCAIRA pretende criar e atrair novos ativos económicos para as zonas rurais, proporcionando simultaneamente respostas inovadoras na indústria verde e reduzindo a sua pegada ambiental.O programa de formação SCAIRA será desenvolvido por 5 incubadoras localizadas em zonas rurais de Portugal, Espanha e França, das quais 2 possuem infraestruturas de investigação, proporcionando conhecimentos específicos ao projeto e partilhando as melhores práticas.Os desafios industriais, territoriais e ambientais serão identificados e definidos por 5 clusters diferentes, com a Airbus Atlantic e outras empresas dos ecossistemas regionais dos parceiros. Estas empresas participarão também no programa de formação, trazendo os seu know-how acerca da produção, pesquisa de mercado e na identificação de clientes e investidores. Como resultado do projeto serão criadas e aceleradas 45 startups que beneficiarão de um apoio de longo prazo da incubadora parceira da sua região e participação nos clusters respetivos.
O projeto SCAIRA irá restaurar a atratividade da indústria e das zonas rurais, aumentando também a cultura empreendedora e o bem-estar no trabalho dos setores produtivos.